Equipes de todo o país podem se inscrever para 2º Torneio de Robótica da Ufes

08/04/2015 - 18:45  •  Atualizado 10/04/2015 11:32

Vão até o dia 24 de abril as inscrições para o 2º Torneio de Robótica da Ufes, que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho no Centro Tecnológico, localizado no campus de Goiabeiras.

Para participar, os interessados devem montar uma equipe com três pessoas e de qualquer nível escolar. Podem se inscrever equipes de qualquer lugar do país.  Elas participarão de um desafio que simula desarmamento de bomba em um shopping e uma operação de resgate de reféns.

“Essa é uma oportunidade para estimular os alunos e colocar em prática aquilo que eles aprendem na sala de aula, o que envolve tarefas multidisciplinares. Com isso, queremos motivar os alunos tanto de Informática, quanto de Computação e das engenharias envolvidas”, ressaltou a coordenadora da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS), professora Roberta Gomes.

Os robôs deverão ser autônomos e capazes de navegar pela arena construída sem nenhuma intervenção humana ou com equipamentos externos, como computadores, smartphones, rádios e tablets, usando apenas um sistema de processamento de dados. A missão dos robôs é entrar no estabelecimento, levar as pessoas a um local seguro e impedir que a bomba exploda. Durante o percurso, as equipes receberam pontuações de acordo com o cumprimento dos desafios.

O torneio será organizado pela Equipe de Robótica da Ufes e pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia da Computação, com o apoio do PET Engenharia Elétrica. Mais informações no site do torneio: http://trufes.erusbot.com/

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)