Equipe Vitória Baja conquista dois troféus em competição nacional

23/03/2023 - 17:11  •  Atualizado 25/03/2023 07:14

A equipe Vitória Baja, formada por estudantes de graduação da Ufes, conquistou dois troféus durante a etapa nacional da 28ª Competição Baja SAE Brasil, realizada em março, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. O carro Baja desenvolvido pelos universitários alcançou o primeiro lugar na prova de aceleração e o segundo na prova de velocidade máxima.

O que determinou o desempenho da equipe na competição foram os ajustes realizados no veículo, aponta o capitão do Vitória Baja, Lucas Ribeiro. “Quando chegamos da competição anterior, em Piracicaba, começamos a avaliar os problemas que tivemos, modificamos a parte de transmissão do carro, alguns componentes de subsistemas, realizamos uma manutenção geral e repensamos algumas questões de apresentação do projeto. Então, creio que essas modificações colaboraram para nosso desempenho final”.

Segundo Igor Freitas Puppin, estudante de Engenharia Mecânica, essa experiência provou o amadurecimento do carro, que está em sua segunda competição. “Esses dois troféus demonstram como o nível de desempenho do carro está alto”, afirma.

Além dos resultados positivos nas competições e do aprendizado proporcionado aos estudantes, o Baja também é um espaço para o crescimento pessoal e a promoção de novas vivências para os participantes. “O Vitória Baja sempre foi muito acolhedor. Aqui eu aprendi desde o mais básico, que é apertar um parafuso, até pilotar. Pude assumir cargos de liderança e sempre fui muito incentivada. Por estar na equipe, me sinto menos deslocada do ambiente geral do curso, que conta com pouca presença feminina, e sinto que minha participação é um reforço para todas as meninas que compartilham do mesmo sonho: sintam-se representadas e à vontade para participar também”, convida Nicole Baeta, também estudante de Engenharia Mecânica.

Projeto

O projeto Vitória Baja existe na Ufes desde 1998 e surgiu a partir da iniciativa de estudantes do curso em questão. O objetivo é aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aprimorando a capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Atualmente a equipe Baja Ufes possui 33 membros de cursos variados, tais como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Design, Física, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Ciências Contábeis e Comunicação Social.

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Libina Duarte / Equipe de Comunicação Vitória Baja
Edição: Camila Fregona