Equipe do Ceunes visita escolas de ensino médio da região norte do ES

16/06/2023 - 12:14  •  Atualizado 19/06/2023 14:04

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, encerra nesta sexta-feira, 16, uma série de visitas realizadas em escolas da região com o intuito de divulgar os cursos ofertados pela Ufes e os auxílios estudantis oferecidos por meio do Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes). Durante as visitas que começaram no dia 12 de junho, também foram apresentadas informações sobre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e as formas de ingresso na instituição.

Participaram da ação estudantes bolsistas do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA) que desenvolvem o projeto “Ações de promoção ao ingresso, à permanência e à conclusão nos cursos de graduação do Ceunes”, e servidores do Núcleo de Apoio Acadêmico e Núcleo de Comunicação, Eventos e Cultura do Centro.

Além das escolas de ensino médio de São Mateus, também foram visitadas escolas nos municípios de Boa Esperança, Pinheiros, Sooretama, Jaguaré, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra e nos distritos de Braço do Rio, em Conceição da Barra, Vinhático, em Montanha, e Santa Maria, em São Mateus.

“Com a ação, esperamos contribuir para informar e inspirar os estudantes a realizarem um curso de graduação, além de fortalecer a relação entre a Ufes e as escolas da região”, afirma o diretor do Ceunes, Luiz Antônio Favero Filho.

SiSU 2023

Na segunda edição do SiSU de 2023 a Ufes ofertará 2.217 vagas em 57 cursos, distribuídos pelos campi de Vitória, São Mateus e Alegre. No total, serão oferecidas no segundo semestre 1.103 vagas para a ampla concorrência e 1.114 para a reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012.

No campus de São Mateus serão ofertadas 250 vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas (50 vagas), Química (50), Física (50), Matemática (50) e o curso de bacharelado em Ciências da computação (50).

No segundo semestre, o período de inscrição para o SiSU será de 19 a 22 de junho, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC. Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem em 2022 e obtiveram nota maior que zero na prova de redação, exceto aqueles que fizeram a prova na condição de treineiro.

O segundo semestre letivo de 2023 da Ufes terá início no dia 14 de agosto. Além do Portal do MEC, os interessados em participar do SiSU também deverão acompanhar informações sobre a seleção neste link.

Texto e fotos: Maurício de Souza Lima
Edição: Thereza Marinho