Encontros discutem problemas do centro de Vitória e propostas para a região

30/11/2023 - 12:10  •  Atualizado 01/12/2023 19:08

Pautar de forma coletiva, junto com as comunidades locais, instituições de ensino, sociedade civil e poder público, os problemas do centro de Vitória. Este é um dos objetivos dos encontros Diálogos sobre o Centro de Vitória, que vêm ocorrendo desde outubro de forma gratuita e aberta ao público. O último bloco dos encontros terá início neste sábado, 2, e vai discutir o desenvolvimento local, a governança das áreas centrais e as tendências nos setores do comércio e serviços em mesas redondas e oficinas de ideias.

Neste sábado, das 9h30 às 12h30, Meio ambiente: visões alternativas será o tema de duas oficinas que serão realizadas na praça Costa Pereira. Na sexta-feira seguinte, dia 8, das 19h às 21h30, haverá uma mesa-redonda no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado na avenida República, Parque Moscoso. Intitulada Diálogos com Londrina e Recife, a mesa contará com a participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Zeca Brandão, coordenador do Laboratório de Arquitetura e Desenho Urbano (Ladu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE; e da pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Eloísa Ribeiro, colaboradora do Laboratório de Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Já no dia 9, o público poderá participar de uma dentre três oficinas: Economia, comércio e inovação; Segurança pública e espaço urbano; e Moradia é central. Esses encontros acontecerão no Mucane, das 9h30 às 12h30. A programação completa está disponível no perfil do projeto no Instagram, onde também consta o link para as inscrições.

Desenvolvimento

Os encontros têm discutido os problemas e as potencialidades da área central da capital de maneira multidisciplinar e multisetorial, a fim de construir propostas capazes de promover o desenvolvimento socioeconômico da região e melhorar a qualidade de vida de moradores, trabalhadores e frequentadores do centro.

Coordenadora do evento, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes (DAU/Ufes) Clara Miranda explica que a ideia é ajudar na transformação da realidade, proporcionando valorização ao patrimônio histórico e cultural do Centro e suporte adequado e sustentável para a vida da população, o que, segundo ela, inclui qualidade ambiental, acessibilidade, segurança, trabalho, renda, moradia, dignidade e prosperidade.

“Os encontros visam a colaborar com programas e projetos desenvolvidos pelo município e pelos demais entes federativos na área central, particularmente com o novo Plano Estratégico de Conservação Integrada e Planejamento da Área Central de Vitória”, diz.

Além do DAU/Ufes, organizam os Diálogos sobre o Centro de Vitória o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/Ufes); o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU/Ufes); o Laboratório de Projetos em Design (ProDesign/Ufes); o Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano (Urbes); a Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro); e coletivos do centro. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) é apoiadora das ações.

Texto: Adriana Damasceno, com informações da organização do evento