Encontro virtual vai abordar pontos de memória do Espírito Santo. Inscrições abertas

21/06/2021 - 18:41  •  Atualizado 23/06/2021 21:15

Entre os dias 25 e 27 de junho acontece a edição 2021 do Encontro de Pontos de Memória do Espírito Santo, evento on-line que tem como objetivo reunir articuladores culturais, pesquisadores, estudantes e comunidades para um diálogo sobre as ações das entidades e coletivos culturais que atuam com a perspectiva da Memória e da Museologia Social. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) no YouTube e, para participar, os interessados devem realizar a inscrição no link https://cutt.ly/inJn4Vt. As vagas são limitadas.

Organizado pelo Instituto Raízes em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes, o Encontro contará com a presença de palestrantes que vão abordar temáticas envolvendo articulação em rede, museologia social, valorização do patrimônio cultural e elaboração de projetos e captação de recursos. A ideia é incentivar novas práticas e socializar trabalhos realizados, além de trazer apontamentos das políticas públicas destinadas ao setor cultural no estado e no Brasil, especialmente no período de pandemia.

Programação

No dia 25, a abertura do Encontro será às 19 horas, com a palestra Articulação em Rede. Nela, o artista, pesquisador e professor de Arte Winny Rocha; o doutorando em Educação pela Ufes e ativista dos Direitos Humanos Carlos Carvalho; a historiadora e mestre em Ciências Sociais Renata Costa; e o membro do Instituto Raízes, mestrando em Educação pela Ufes e conselheiro estadual de Cultura Jocelino Junior vão propor reflexões acerca dos diálogos existentes entre os pontos de memória, cultura, políticas públicas e comunidades, criando estratégias de troca de saberes e fazeres.

Museologia Social: museu, memória e cidadania é o tema da primeira palestra do dia 26, que terá início às 8 horas. A mesa contará a participação do artista, educador e oficineiro André Vargas; da artista visual, pesquisadora e educadora Andrea Mendes; do historiador e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural João Paulo Vieira; e do historiador, professor e coordenador do Ponto de Memória da Grande São Pedro, João Bispo.

Às 14 horas, terá início a palestra Valorização do patrimônio cultural. O tema será abordado pela pesquisadora do patrimônio cultural e das artes populares e professora do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes Aissa Guimarães; pelo museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais Mário Chagas; pela participante do Coletivo de Estudantes Indígenas e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil Antônia Kanindé; e pelo historiador e mestre pela Ufes em Estudos Urbanos e Regionais Marcus Vinícius Sant’Ana, que vão discutir as políticas públicas e de fomento existentes no Brasil e a promoção de salvaguarda das histórias e memórias, do patrimônio cultural e de proteção da cultura popular.

Finalizando o Encontro, às 9 horas do dia 27, a educadora e coordenadora da plataforma Nós Capixabas de Formação de Agentes Comunitários de Cultura, Fabíola Melca, e a coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho Liberdade Dignidade (Gold) e do Ponto de Memória Aquenda as Indacas, Deborah Sabará, vão discutir sobre a elaboração de projetos de gestão e captação de recursos e analisar as ações educativas e comunitárias dos pontos de memórias, objetivando a manutenção e a sustentabilidade dos projetos nos territórios.

Mais informações estão disponíveis no perfil do Instituto Raízes no Instagram ou podem ser obtidas pelo e-mail raizes@institutoraizes.org.

O Encontro de Pontos de Memória do Espírito Santo tem apoio da Secult-ES, por meio da Funcultura.

Texto: Adriana Damasceno, com informações do Instituto Raízes