Em sessão on-line no dia 19 de outubro, Ufes retomará a elaboração do PDI

09/10/2020 - 20:22  •  Atualizado 19/10/2020 10:52
logomarca PDI Ufes 21-30

Serão retomadas, no dia 19 de outubro, as atividades de elaboração do terceiro Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI-Ufes), que foram interrompidas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. A sessão on-line que marcará o reinício dos trabalhos será realizada às 14 horas, com transmissão pelo canal Ufes Oficial no YouTube.

O reitor Paulo Vargas abrirá a sessão, que também contará com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Rogério Faleiros, e da diretora de Planejamento do Departamento de Gestão Estratégica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Monique Bayestorff. A participação é aberta à comunidade universitária e à comunidade externa.

Lançamento

O processo de revisão do PDI foi lançado no dia 27 de agosto de 2019, em uma solenidade realizada no Cine Metrópolis, com a presença de gestores, professores, técnicos-administrativos, estudantes e representantes da sociedade civil e deveria ter sido concluído no primeiro semestre deste ano, abarcando os anos 2020-2029. Agora, devido à interrupção, o PDI compreenderá o período 2021 a 2030. As consultas já feitas e o trabalho realizado serão integralmente aproveitados.

Em setembro do ano passado, a Ufes realizou uma pesquisa de opinião com a comunidade interna e estudantes egressos para revisar a missão, a visão e os valores da instituição. Mais de dez mil pessoas responderam à enquete, que captou as percepções da comunidade acadêmica e sugestões para a revisão desses conceitos.

Os resultados da pesquisa foram apresentados ao Comitê Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (composto pela alta gestão da Ufes, pelos diretores de centros de ensino e por três representantes do Conselho Universitário) em um seminário realizado nos dias 26 e 27 de novembro.

“O PDI é uma peça balizadora, fundamental para o planejamento e o desenvolvimento da Universidade. É muito importante que a instituição tenha um Plano adequado à sua identidade, à sua forma de inserção na sociedade e a seus potenciais. Para que o PDI tenha essa aderência à comunidade universitária é que foram feitos esses primeiros esforços de escuta. A gente, agora, está numa etapa de retomada para o desenvolvimento do nosso PDI”, afirmou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Rogério Faleiros.

Em entrevista gravada para o canal Ufes Oficial, o pró-reitor também explicou como será o passo a passo para a elaboração do documento. Clique aqui para assistir.

O PDI é um documento oficial e formal exigido pelo Ministério da Educação (MEC) que reúne um conjunto de propósitos a serem cumpridos para que a instituição evolua do estado atual para um estado desejado, promovendo melhorias em todos os setores. Além de trazer informações gerais sobre a Universidade, o documento apresenta objetivos estratégicos, metas a serem realizadas e indicadores para sua mensuração.

Texto: Thereza Marinho

Atualizado em 14/10