Edufes participa de Feira Virtual das Editoras Universitárias. Evento começa nesta segunda, 8

08/03/2021 - 11:47  •  Atualizado 09/03/2021 18:43

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) abriu nesta segunda-feira, 8, a segunda edição da Feira Virtual das Editoras Universitárias. O evento segue até 17 de março e contará com a participação da Editora da Ufes (Edufes) na roda de conversa sobre o tema Crianças, jovens e o acesso à leitura, que será realizada na sexta-feira, 12, a partir das 10 horas. Com transmissão ao vivo pelo canal da Abeu no YouTube, a roda de conversa terá a presença da autora e professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Ufes Maria Amélia Dalvi, representando a Universidade.

Durante a roda de conversa, que também conta a participação das professoras Ana Crélia Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Luiza Santos (mediadora), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), será abordada a temática das novas tecnologias digitais, que permitem acesso facilitado a todo tipo de conteúdo, inclusive livros. No bate-papo, as pesquisadoras vão discutir questões relacionadas a leitura e políticas públicas para a educação e a formação de leitores e responder a perguntas, como até que ponto essa facilidade no acesso aumenta a prática de leitura entre jovens, como competir com o audiovisual das plataformas de vídeo (tão atraentes para a juventude atual) e como começar a cultivar hábitos de leitura desde a infância.

Durante todo o evento, a Edufes comercializará dezenas de livros com 50% de desconto. O catálogo com os títulos e valores está disponível no site da Abeu.

Feira literária

O objetivo da Feira é apoiar e divulgar as editoras universitárias e os livros acadêmicos, estimulando sua comercialização num momento em que o setor literário sente os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez, editoras da América Latina, parceiras da Abeu, integrarão o evento e, junto com os demais participantes, mostrarão seus catálogos na vitrine virtual e estarão presentes em debates sobre livros, leitura, educação e política. Todas as atrações da Feira podem ser acompanhadas pelo site da Associação.

As informações sobre a 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias estão disponíveis no site https://www.feirabeu.com.br/.

Texto: Adriana Damasceno