Edital para nova chamada do Auxílio Inclusão Digital será publicado nesta quinta, 28

27/10/2021 - 11:35  •  Atualizado 28/10/2021 21:41

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) publicam nesta quinta-feira, 28, edital para nova chamada de cadastro no Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial. Essa é a quinta chamada do auxílio e terá como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação ingressantes no semestre letivo 2021/2.

O cadastro, que segue os moldes das chamadas anteriores, contempla os seguintes benefícios: auxílio-internet, auxílio-equipamento ou auxílio-acessibilidade. O período de inscrições vai de 29 de outubro a 5 de novembro, pelo site da Proaeci.

Para fazer jus aos benefícios internet e equipamento, o estudante deve ter renda familiar bruta inferior a 1,5 salário mínimo per capita e não dispor de acesso à internet e/ou a equipamentos de informática. Também não pode ter sido contemplado com algum benefício concedido por editais anteriores do Auxílio Inclusão Digital.

Além dos critérios de renda e de não ter sido beneficiado em editais anteriores, o solicitante não pode ter sido contemplado por editais similares de qualquer outra instituição de ensino, seja ela municipal, estadual ou federal, ou por qualquer apoio ou incentivo financeiro de governos para a compra de computadores.

Já o auxílio-acessibilidade é destinado àqueles alunos que necessitem adquirir dispositivos ou equipamentos de tecnologia assistiva, que auxiliem no desenvolvimento das atividades acadêmicas curriculares realizadas no âmbito do Ensino-Aprendizagem Remoto, Temporário e Emergencial (Earte). São exemplos de tecnologia assistiva: teclado adaptado em braille ou com colmeia acrílica, teclado ampliado ou de contraste para baixa visão, acionador de mouse por pressão, lupas, entre outros.

A estimativa é que os resultados parciais sejam divulgados até 15 de novembro, com prazo de dois dias para recurso.

Mais de 4 mil atendidos

O Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial teve seu primeiro edital lançado em agosto de 2020. Ele foi criado para que estudantes de baixa renda pudessem acompanhar as atividades acadêmicas remotas, realizadas por meio do Earte. Nas quatro edições anteriores, 4.520 estudantes foram beneficiados com algum dos auxílios oferecidos nos editais, sendo 4.379 de graduação e 141 de pós-graduação.

A execução do auxílio é realizada pela Proaeci, em parceria com a Proex e com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Dúvidas

Dúvidas relativas aos auxílios equipamento e internet podem ser dirigidas à Proaeci pelo e-mail inclusaodigital2021@ufes.br, pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) ou pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 11 às 14 horas e das 15 às 20 horas).

Se a dúvida for relativa ao auxílio acessibilidade, pode-se entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) pelo e-mail inclusaodigital2021@ufes.br ou naufes.ufes@gmail.com, ou pelo telefone (27) 98817-4738 (apenas ligações, das 9 às 17 horas).

Para detalhes sobre os benefícios e outras informações, acesse o site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona