Earte+híbrido: restaurantes universitários são preparados para fornecer refeições

27/10/2021 - 18:49  •  Atualizado 04/11/2021 22:45

Com o início das aulas em formato híbrido (remoto + presencial) a partir de 3 de novembro, os Restaurantes Universitários (RUs) retomarão seu funcionamento, fornecendo refeições pré-acondicionadas (marmitas), que poderão ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou poderão ser retiradas para “viagem”. A equipe de gestão dos restaurantes está realizando os processos licitatórios necessários, e a previsão é que os RUs iniciem o atendimento a partir de 8 de novembro.

A adesão temporária ao fornecimento de marmitas ocorrerá nos campi da Ufes de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, bem como na unidade de Jerônimo Monteiro. As refeições são destinadas a todos os estudantes, mesmo os que não estejam matriculados em atividades híbridas. Junto com as marmitas, também serão disponibilizados talheres descartáveis.

Para melhor organização da demanda de refeições e uso dos espaços, a Diretoria de Gestão dos Restaurantes adotou um sistema de agendamento, por meio do site campusfood.ufes.br, válido para todas as unidades do RU. O agendamento deverá ser realizado pelo usuário no dia anterior ao da retirada da refeição, até as 13 horas para almoço e até as 16 horas para o jantar.

Preparo

Os restaurantes estão sendo preparados para receber os estudantes em condições de segurança, de acordo com os padrões de recomendação do Plano de Biossegurança da Ufes. Dentre as adequações, estão sendo realizadas a instalação de dispensers de álcool para higiene das mãos, marcações na área interna e externa para a manutenção do distanciamento social e a reorganização das mesas e cadeiras.

Nas entradas, será feito o controle para que não se ultrapasse o limite de pessoas no ambiente. Também estarão disponíveis pias com sabonete antisséptico ou álcool em gel para a higiene das mãos. Para acessar o restaurante, o uso de máscara é obrigatório. Durante a refeição, a máscara deverá ser colocada em sacos plásticos, levados pelos próprios usuários.

Cadastro

O acesso ao RU do campus de Goiabeiras é feito por meio de um cartão magnético. Caso o estudante ou servidor não o possua, deverá preencher o cadastro on-line para que a equipe responsável faça a inserção dos dados no sistema de acesso do Restaurante Central. Após a conclusão do cadastramento, o solicitante receberá um e-mail com a data agendada para retirar o seu cartão de acesso no Setor de Cadastro do RU de Goiabeiras, mediante pagamento da carga inicial, conforme valores expressos no site do RU.

Servidores-estudantes que utilizam os serviços do restaurante do campus de Goiabeiras deverão atualizar sua situação cadastral mediante formulário específico.

Nos demais restaurantes universitários, a entrada é feita por meio de tíquetes. Portanto, não há necessidade de cadastramento.

Recarga

As recargas dos cartões devem ser feitas, preferencialmente, de maneira on-line, mediante pagamento de boleto, conforme orientações disponíveis no site.

Os alunos assistidos do restaurante universitário de Goiabeiras que ainda não realizaram o seu cadastro, deverão, antecipadamente, comparecer ao setor de cadastro para retirada do cartão de acesso. Para os demais estudantes assistidos dos outros campi da Ufes, a entrada será realizada com a carteirinha emitida pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), acompanhada de documento oficial com foto.

Valor da refeição

Os valores das refeições permanecem os mesmos praticados em 2020: R$ 5 para estudantes e R$ 9,50 para servidores.

Texto: Thereza Marinho e Camila Fregona
Foto: Laura Gomes (bolsista do projeto Paepe II - documentação fotográfica)
Edição: Camila Fregona