
Premiado em festivais pelo Brasil, o longa Ainda Não é Amanhã estreia nesta quinta-feira, 5, no Cine Metrópolis. O filme aborda a criminalização do aborto no país ao retratar a vida de Janaína, jovem de 18 anos que engravida após ingressar na faculdade. O Metrópolis exibe também o romance Teleférico do Amor, do cineasta alemão Veit Helmer.
Estreia da diretora Milena Times, Ainda Não é Amanhã acompanha a jovem universitária Janaína. Morando com sua avó e sua mãe na periferia do Recife, a protagonista é a primeira da família a ingressar na faculdade. Bolsista dedicada do curso de Direito, ela é surpreendida com uma gravidez indesejada e, em meio às pressões sociais, precisa repensar os planos que havia traçado.
Desde que estreou no circuito de festivais, Ainda Não é Amanhã acumulou 11 prêmios, entre troféus de Melhor Atriz (para Mayara Santos), Melhor Direção e Melhor Filme em diversas mostras competitivas.
A segunda estreia desta quinta, Teleférico do Amor, é um filme sensível e poético, que marca a passagem do tempo como algo que merece ser vivido e desfrutado. Filmado nas montanhas da Geórgia, o longa acompanha Iva em seu novo trabalho como atendente de um teleférico em uma pequena cidade. Ligando uma aldeia a outra, Iva conhece a atendente da outra gôndola, Nino. Apesar de se encontrarem nos ares de meia em meia hora, as duas passam a mexer com as emoções uma da outra. Até que em um dia, logo após o expediente, elas começam uma história de amor.
Seguem em cartaz os filmes Homem com H e Memórias de um Esclerosado, além da sessão dupla de Ilha das Flores e Saneamento Básico, o Filme.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 5 a 11 de junho:
Ainda não é amanhã, de Milena Times (Brasil, 2024)
Janaína está no primeiro ano da faculdade de Direito e é a primeira pessoa da família que consegue acessar a universidade, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que ela havia traçado.
Teleférico do Amor, de Veit Helmer (Geórgia, 2023)
Iva começa a trabalhar como atendente num teleférico que liga uma aldeia nas montanhas a uma pequena cidade no vale. O teleférico tem duas gôndolas e, enquanto uma sobe, a outra desce, encontrando-se no meio do caminho. A atendente da outra gôndola é Nino, que cruza com Iva nos ares, a cada meia hora. Até que, certa noite, as duas se encontram depois do horário do expediente.
Ilha das Flores + Saneamento básico, o Filme (Relançamentos em 4K), de Jorge Furtado (Brasil, 1989 e 2007)
Relançamento de duas grandes obras da carreira de Jorge Furtado. Em Ilha das Flores, a partir de um tomate, descobrimos o drama dos moradores de Ilha das Flores, que procuram alimento no lixo. Em Saneamento Básico, o Filme, uma pequena comunidade de descendentes de italianos enfrenta problemas de saneamento no sul do Brasil. A cidade não tem dinheiro para resolver a questão, mas os moradores decidem usar a verba para a produção de um filme de ficção para viabilizar a construção da fossa.
Memórias de Um Esclerosado, de Rafael Corrêa e Thais Fernandes (Brasil, 2024)
Na busca por respostas e um pouco de aventura, o cartunista brasileiro Rafael Corrêa decide fazer um filme para organizar suas memórias e descobrir se é a morte de um sapo a origem de sua doença degenerativa.
Homem com H, de Esmir Filho (Brasil, 2025)
Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista (MS). Os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar pela vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.