Divulgado resultado final da quinta chamada do auxílio inclusão digital

25/11/2021 - 15:21  •  Atualizado 26/11/2021 17:22

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes divulgou o resultado definitivo dos editais para cadastro no Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Foram classificados 155 estudantes de graduação, dentre 194 que solicitaram a inscrição no cadastro, e sete de pós-graduação, dentre 11 solicitantes. Ao todo, foram 205 inscritos e 162 classificados.

Essa foi a quinta chamada do Auxílio Inclusão Digital Emergencial, voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação ingressantes no semestre 2021/2, que necessitem de acesso à internet e/ou a equipamentos de informática. A chamada teve como objetivo identificar a demanda existente e oportunizar estratégias e ações de inclusão digital.

Também estava prevista nesta chamada a oferta do Auxílio Acessibilidade Digital Emergencial, que tem por objetivo viabilizar a aquisição de dispositivos ou equipamentos de tecnologia assistiva, que auxiliem no desenvolvimento das atividades acadêmicas curriculares realizadas por estudantes com deficiência dentro do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). No entanto, não houve procura.

Mais de 4 mil beneficiados

O primeiro edital do Auxílio de Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial foi lançado em agosto de 2020. Ele foi criado para que estudantes de baixa renda (renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo per capita) pudessem acompanhar as atividades acadêmicas realizadas por meio do Earte. Nas quatro edições anteriores, 4.520 estudantes foram beneficiados com algum dos auxílios oferecidos nos editais, sendo 4.379 de graduação e 141 de pós-graduação.

A execução do auxílio é realizada pela Proaeci em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Atendimento

Dúvidas relativas aos auxílios equipamento e internet podem ser dirigidas à Proaeci pelo e-mail inclusaodigital2021@ufes.br, pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) ou pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 11 às 14 horas e das 15 às 20 horas).

Se a dúvida for relativa ao auxílio acessibilidade, pode-se entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) pelo e-mail inclusaodigital2021@ufes.br ou naufes.ufes@gmail.com, ou pelo telefone (27) 98817-4738 (apenas ligações, das 9 às 17 horas).

Outras informações também estão disponíveis no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana