Disciplina interprofissional estimula prática colaborativa na atenção ao paciente

13/02/2023 - 16:50  •  Atualizado 15/02/2023 17:10

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) oferecerá, no próximo semestre letivo, a segunda turma da disciplina optativa Introdução à Educação Interprofissional. Criada pela Resolução nº 111/2022 do CCS, a disciplina é voltada para os estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional com o objetivo de estimular nos futuros profissionais a prática colaborativa na atenção aos pacientes, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) como da rede privada.

A organização acadêmica da disciplina está a cargo do Núcleo de Educação Interprofissional e Prática Colaborativa (NEIPC-CCS), em parceria com os colegiados dos cursos envolvidos. A cada semestre são ofertadas 60 vagas, de 45 horas. A disciplina utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como sala de aula invertida, problematização, resolução de casos clínicos interprofissionais, rodas de conversa e, ao final, a elaboração de produtos técnico-científicos.

Dentre os objetivos específicos da disciplina, que conta com a atuação de professores de diversos departamentos do CCS, estão o cuidado centrado no paciente, na família e na comunidade; o trabalho em equipe; a comunicação interprofissional; e a compreensão de como as competências colaborativas favorecem a atenção integral à saúde.

Resultados

A primeira turma (foto), formada por 40 alunos que estão finalizando o semestre 2022/2, apresentou no dia 3 de fevereiro, durante a I Mostra Interprofissional de Saúde do CCS, os primeiros resultados alcançados na disciplina. Um dos produtos foi um informativo que pode ser acessado por QR code no qual estão informações sobre atendimento na Clínica Escola da Ufes. Outro material apresentado foi sobre a triagem neonatal e a importância de exames para a saúde do bebê com fins de orientação às famílias (anexado abaixo). Também foram produzidos materiais sobre atenção primária no SUS. Todos os produtos serão disponibilizados no site do CCS.

Na avaliação da coordenadora do NEIPC-CCS, Raquel Carvalho, dentista e professora do Departamento de Medicina Social, essa primeira experiência mostra que a Ufes está no caminho certo ao apostar na educação interprofissional em saúde, “em sintonia com outras instituições de ensino no Brasil e no mundo, e com a Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Ela lembra que o lema da OMS é “aprender juntos para trabalhar juntos”. E destaca: “É exatamente isso que estamos realizando no CCS desde 2019, com o projeto PET Saúde Interprofissionalidade, do Ministério da Saúde, principal responsável pela criação do NEIPC-CCS, e, agora, com essa disciplina optativa interprofissional. Os desafios são grandes, mas com a garra dos docentes envolvidos, apoio institucional do CCS e da Prograd [Pró-Reitoria de Graduação], estamos conseguindo organizar a oferta da disciplina de uma maneira inédita, com alunos dos diversos cursos aprendendo juntos”.

Para Luiza Chaves, estudante do 6º período do curso de Fonoaudiologia, ter cursado a disciplina contribuiu de maneira significativa na sua formação acadêmica e na vida pessoal. “As competências desenvolvidas na disciplina, como resolução de conflitos, clareza de papéis e liderança colaborativa, são essenciais para nos fazer pessoas melhores, o que reflete diretamente na nossa conduta profissional, nos faz ter um olhar diferente para quem precisa do cuidado e para a equipe de trabalho ao nosso lado”, afirmou. Na sua avaliação, “apesar de ser uma matéria optativa, todos os alunos deveriam passar por essa experiência”.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik