Diagnosticado com autismo, jovem pintor mostra seu talento em exposição na Biblioteca Central

09/04/2024 - 16:37  •  Atualizado 10/04/2024 12:00
Texto: Leandro Reis, com informações da Biblioteca Central     Edição: Thereza Marinho
Quadros do jovem Pedro Felipe expostos no hall da Biblioteca Central

A Biblioteca Central (BC) da Ufes recebe uma nova exposição a partir desta terça-feira, 9. Trata-se da mostra Meu Expressar, que reúne pinturas de Pedro Felipe Resende, de 14 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA). Com o subtítulo Não há limites para seus sonhos: um autista que se tornou artista, a reunião de trabalhos do jovem estudante marca o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.

A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, no hall de entrada da BC, até o dia 30 de abril.

Os traços e detalhes das 18 telas pintadas a óleo evidenciam suas habilidades em expressar os sentimentos que não verbaliza. Segundo a mãe de Pedro, Alessandra Resende, o jovem pintor encontrou a arte ainda aos sete anos. Depois de voltar do primeiro dia na escola, o filho pediu para contar sua nova descoberta.

“Pedro descobriu uma nova forma de ‘falar’, de se expressar, que foi por meio do desenho. Daí em diante, ele não parou mais de desenhar”, lembra ela. “É desse jeito que conseguimos saber o que está acontecendo com ele, até o conteúdo que consome na internet, porque ele representa tudo por meio dos desenhos”.

Quadro de Pedro Felipe e, do lado esquerdo, um porta retrato com a foto e uma breve apresentação do artista.

Quando se mudou para uma nova casa, em 2021, a família ainda não tinha montado o quarto de Pedro Felipe. Com a parede ainda completamente branca, a mãe do pintor lhe fez uma proposta: “O que acha de fazer um desenho para colocar na parede?”, perguntou. “Não precisei dizer mais nada. Ele se levantou, pegou a tela, tintas e pincéis. E pintou sua primeira tela”, lembra ela.

Desse momento em diante, a família investiu nos materiais para pinturas em acrílico e óleo sobre tela. Além disso, Alessandra também começou a pintar como forma de incentivar o filho.

Estudante da rede municipal de Vila Velha, Pedro Felipe teve a ajuda do bibliotecário Wallace Moreira, da Rede de Bibliotecas de Vila Velha, para viabilizar a exposição na Ufes.

Categorias relacionadas