Dia Mundial da Saúde: projetos da Universidade ajudam a fortalecer a saúde mental

07/04/2021 - 10:13  •  Atualizado 08/04/2021 12:13

Nos últimos meses, aprendemos que uma das formas de lutar contra os efeitos da pandemia de covid-19 é fortalecer a saúde física e também a saúde mental. Desde as pessoas que estão confinadas em casa há meses, até os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, todos estão tendo que encarar momentos de fragilidade emocional.

A fim de auxiliar quem busca métodos e informações confiáveis sobre como cuidar da saúde mental durante a pandemia, a Ufes está ofertando diversos materiais que podem ajudar as pessoas a passarem por este momento difícil.

Dicas bem-estar

Para pessoas que não dispõem de muito tempo e gostariam de uma abordagem pontual de temas como ansiedade e consciência emocional, a TV Ufes, em parceria com a equipe psicossocial da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes (Progep), lançou a série de programetes Dicas bem-estar.

Os episódios são curtos e tratam de questões ligadas à saúde mental de forma leve e didática, por meio da apresentação de contos e dicas práticas. A série está disponível no canal da TV Ufes no YouTube.

Pausa Consciente

Muitas vezes, só o que se precisa é dar uma pausa e cuidar de si. Uma atitude muito simples, mas que, na correria do dia a dia, pode parecer impossível. Pensando nisso, a DAS/Progep também criou o projeto Pausa Consciente, para ajudar as pessoas a encontrar esse momento de descanso e reflexão.

O projeto é desenvolvido por meio de reuniões semanais, em tempo real, que têm como foco o autocuidado. O encontro acontece todas as quintas-feiras, das 10h30 às 11h30, por meio da plataforma Zoom. A programação para o mês de abril está disponível aqui e no site da Progep.

Psicologia

Temas mais aprofundados ligados à Psicologia podem ser encontrados no canal do YouTube do Programa de Educação Tutorial de Psicologia da Ufes (PetPsi). Estão disponíveis vídeos que tratam sobre meditação, mindfulness, diálogos sobre distanciamento social, entre outros. O material é produzido pelos estudantes do PET, sob supervisão de docentes do curso de Psicologia.

Outras iniciativas

Além dessas iniciativas, a Ufes também disponibiliza cartilhas com informações sobre saúde mental, além de ações diversas realizadas por grupos de pesquisa e de extensão e por setores administrativos da Universidade, a fim de auxiliar a todos os que desejam conhecer mais sobre o tema.

Para ver outras iniciativas da Ufes realizadas durante o período da pandemia, acesse coronavirus.ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana