Dez cursos da Ufes obtêm nota máxima no Enade

Em resultado divulgado na manhã desta terça-feira, 20, pelo Ministério da Educação, dez cursos de graduação da Ufes entraram na lista de conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção, além de Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Medicina são os cursos dos campi de Vitória que aparecem na listagem. Agronomia, do campus de São Mateus, e Nutrição, de Alegre, também receberam conceito 5 na avaliação realizada no ano de 2019, da qual participaram 29 cursos da Universidade. Na última avaliação, em 2018, três cursos receberam nota máxima. 

Na listagem recém-divulgada, outros 13 cursos foram avaliados com conceito 4, um aumento de mais de 85% com relação à última avaliação. O reitor da Ufes, Paulo Vargas, comemorou o resultado do Enade destacando que os dados demonstram que a Ufes tem agregado sempre mais qualidade aos seus cursos, o que retorna em melhorias para toda a sociedade. O reitor ressaltou que a continuidade desse processo exige que os investimentos na Universidade sejam mantidos e ampliados por meio de um orçamento compatível com os serviços que presta e os resultados que gera.

Leia também: Cursos da Ufes avaliados com nota máxima estão entre os 40 melhores do país

“As notas obtidas pela Ufes em 2019 demonstram o empenho de professores, estudantes e coordenadores de cursos em obter melhorias contínuas nos cursos e na qualidade do ensino", analisa Leila Massaroni, secretária de Avaliação Institucional da Ufes.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes tem por objetivo avaliar, com notas que variam de 1 a 5, a qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. “Utilizamos como parâmetro a nota 3, considerada satisfatória. Acima disso, as notas 4 e 5 demonstram que há um maior aproveitamento por parte dos estudantes”, explica a secretária. Nenhum dos cursos da Ufes avaliados em 2019 obteve conceito Enade 1 ou 2. Seis cursos obtiveram nota 3.

Texto: Adriana Damasceno

*Atualizada em 20 de outubro, às 15h08.

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.