Cursos de graduação terão 10% da carga horária em atividades de extensão a partir de 2023

04/02/2022 - 16:57  •  Atualizado 08/02/2022 17:03

A partir de 2023, os cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior no país terão que prever em suas matrizes curriculares a creditação mínima obrigatória de 10% da carga horária discente em atividades de extensão. A Ufes já está se preparando para cumprir essa meta, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, e regulamentada, na Universidade, por meio da Resolução nº 48/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

“É atribuição constitucional da Universidade a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas essa última sempre foi optativa para o aluno. Agora, a extensão passa a fazer parte do percurso formativo obrigatório de todo aluno que ingressar nas novas matrizes curriculares dos cursos”, comemora a diretora de Política Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, Fabiana Ramos.

As atividades de extensão são o elo entre a Universidade e a sociedade. “É a oportunidade de o aluno ter esse contato com um projeto externo, com um público extramuro da Ufes”, afirma o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto.

A extensão pode ser desenvolvida por meio de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, vinculadas ou não a disciplinas. O objetivo é atender às necessidades e demandas das comunidades externas à Ufes.

Prazo estendido

De acordo com a Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, o prazo inicial para a implantação da creditação das atividades de extensão era dezembro de 2021, mas, devido à pandemia, foi estendido por mais um ano.

Segundo Fabiana Ramos, quem entrar na Ufes a partir de janeiro 2023 já pegará as novas matrizes curriculares. Alguns cursos já fizeram as mudanças (19, de acordo com o levantamento da Proex em outubro de 2021), outros estão em processo de revisão. A creditação não implica aumento da carga horária total do curso.

Estudantes dos cursos cujos currículos ainda não preveem a carga horária mínima para projetos de extensão não precisarão cumprir a nova exigência. Mas aqueles que já ingressaram em nova matriz curricular terão 10% da carga horária dedicados à extensão.

A equipe da Proex percorreu todos os centros de ensino para divulgar o que são as práticas de extensão. A Pró-
Reitoria reuniu em sua página na internet todo o histórico da creditação, bem como a legislação referente ao tema e uma seção de perguntas e respostas para tirar dúvidas dos estudantes.

Na foto, uma ação do projeto de extensão Enactus Ufes Vitória, que cria e desenvolve projetos que visam solucionar problemas e gerar oportunidades sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico local ou regional.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Enactus Ufes Vitória