Curso de Letras Inglês promove “Conversation Club” às sextas-feiras, no campus de Goiabeiras

06/11/2019 - 15:23  •  Atualizado 08/11/2019 11:37

Quer praticar inglês e melhorar suas habilidades orais no idioma? A turma do segundo período de Letras Inglês da Ufes está realizando, semanalmente, durante o mês de novembro, o Conversation Club, uma iniciativa que promove momentos de conversação entre os estudantes e pessoas da comunidade universitária e externa interessadas em praticar a língua inglesa. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, às 11 horas, no jardim entre os prédios IC-II e IC-III, no campus de Goiabeiras. As próximas datas são nos dias 8, 22 e 29 de novembro.

Para participar, não é necessário fazer inscrição, é só comparecer e se juntar ao grupo. A ação é voltada para pessoas com todos os níveis de inglês, do básico ao avançado, uma vez que os estudantes da Ufes estão preparados para mediar e incluir os participantes nas conversas por meio de assuntos do cotidiano. Semanalmente, os estudantes de Letras Inglês preparam temas e perguntas básicas para iniciarem as conversações, como música, filmes, esportes, viagens, entre outros.

O Conversation Club é uma iniciativa da disciplina de Práxis – Letramentos, ministrada pela professora Lívia Fortes, e também conta com a parceria das disciplinas de Estrutura da Língua Inglesa II e Metodologias de Ensino da Língua Inglesa, ministradas pelas professoras Claudia Kawachi e Christine Sant'Anna de Almeida, respectivamente. O primeiro encontro do Conversation Club ocorreu no dia 25 de outubro, durante a Semana do Conhecimento da Ufes, e contou com a participação de pessoas da comunidade universitária e de estudantes do ensino médio. No dia 1º de novembro, a turma realizou o segundo encontro.

A professora Lívia Fortes ressalta que, dentre as diversas vantagens trazidas pelo Conversation Club, está a democratização ao acesso a práticas de uso de língua inglesa: “Muito da aprendizagem dessa língua acontece hoje em ambientes virtuais, além das tradicionais salas de aula de cursos de idiomas que, por sua vez, são pagas e por vezes pouco acolhedoras. Temos trabalhado para que a acolhida seja uma premissa básica do nosso trabalho, já que qualquer um pode chegar e conversar se estiver disposto a tal, sem necessidade de nivelamentos ou comprovação de nível de proficiência”.

Prática

Segundo Lívia Fortes, a iniciativa também é importante para os estudantes de Letras Inglês da Ufes, pois, por meio dela, graduandos podem adquirir suas primeiras experiências enquanto mediadores de ações voltadas para a educação crítica de línguas, além de estarem completamente envolvidos e serem responsáveis pelo projeto. “É importante ressaltar que os graduandos são tão responsáveis quanto eu pelo sucesso do projeto, que surgiu a partir de uma discussão conduzida em 2019/1 em uma de nossas aulas em outra disciplina. Como não tivemos tempo de conduzir essa proposta naquele semestre, decidimos fazer dela nosso projeto e nossa ação de extensão em 2019/2, pois os novos projetos político-pedagógicos de cursos de licenciatura trazem essa demanda para os graduandos”, explicou Lívia Fortes.

O estudante Kide da Silva disse estar adorando a oportunidade: “Nunca estive em nada parecido antes. É muito importante para mim, pois posso praticar meu inglês, adquirir segurança na minha fala, e ainda conheço pessoas novas. Tem sido uma experiência muito enriquecedora”. A estudante Katilaine Chagas também avalia positivamente a iniciativa: "É uma oportunidade maravilhosa porque, de alguma forma, a gente consegue praticar as outras habilidades (ouvir, escrever e ler) sozinho. Mas falar você precisa ter o outro para praticar com você. E o Conversation Club te permite isso. Já havia participado de um clube assim quando fiz intercâmbio na Nova Zelândia e foi ótimo porque, além de treinar, pude conhecer melhor outras pessoas. A mesma situação acontece aqui. Cada semana aparece alguém diferente para conversar com a gente", conta.

Os interessados podem acompanhar as informações sobre o Conversation Club no perfil da turma no Instagram: @worldenglishletras.

Texto: Ana Paula Vieira