Curso de Enfermagem é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul

29/12/2014 - 13:43  •  Atualizado 31/12/2014 07:40

O Curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes recebeu no último dia 28 de dezembro o certificado de acreditação pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Sistema Arcu-Sul). Trata-se de um instrumento de reconhecimento que certifica a qualidade acadêmica dos cursos de graduação entre os países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

O Sistema estabelece e assegura critérios regionais de qualidade dos cursos de graduação que visa à melhoria permanente da formação superior necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural entre os países associados. A Ufes está entre as nove instituições brasileiras que receberam a acreditação do curso de Enfermagem.

A coordenadora do colegiado de Enfermagem, Leila Massaroni, reforça que a acreditação do curso atesta a qualidade do ensino que é oferecido pela Ufes, em nível internacional.  “Esse reconhecimento mostra que o nosso curso tem excelentes condições para oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos, atestando ainda o nosso potencial na pesquisa e na extensão. Além disso, vem enfatizar que estamos no caminho certo para um ensino de qualidade”, comemora Massaroni.

De acordo com a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, a Administração Central acolheu com muita alegria a notícia do primeiro curso da instituição acreditado neste sistema: “É uma avaliação externa importante para mensurar a qualidade do ensino oferecido pela Ufes”, afirmou.

O Arcu-Sul – É um sistema que facilita o intercâmbio e o livre acesso de estudantes, professores e profissionais entre a região associada, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior em nível de graduação e permite trabalhar de forma recíproca a aferição da qualidade dos cursos ofertados nos países da região.

Entre os objetivos específicos do Sistema, estão o de facilitar a movimentação de estudantes e professores entre as instituições acreditadas, agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários, facilitar o intercâmbio científico e cultural que favoreça o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países e elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul e países associados.

Enfermagem - O curso de Enfermagem do CCS foi criado em agosto de 1976 e formou mais de 2.000 profissionais que estão atuando em diversas instituições do País e do exterior. Atualmente, possui mais de 250 alunos e 35 professores, entre mestres e doutores, que atuam no ensino da graduação, em projetos de pesquisa e em programas de Pós-Graduação.

Por Jorge Lellis