Curso de Design desenvolve projeto para agricultores de Barra de São Francisco

02/12/2014 - 16:42  •  Atualizado 04/12/2014 09:58

O projeto de extensão “Imersão em Design na Agroindústria”, do curso de Design da Ufes, realiza um trabalho para agricultores de Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, na criação da comunicação e da identidade visual dos estandes e das embalagens dos produtos produzidos no município.

Sob a orientação do professor e coordenador do curso de Design, Hugo Cristo, um grupo de sete alunos participa de uma série de atividades de imersão com o intuito de aproximá-los do universo da agroindústria, da realidade dos produtores locais e das boas práticas de segurança e qualidade alimentar. Outra parte fundamental do projeto, que teve início em outubro e vai até dezembro, é a elaboração de alternativas de design que possam ser desenvolvidas de forma autônoma e independente pelos próprios agricultores.

Segundo Hugo Cristo, o objetivo do projeto é “permitir que os alunos experimentem na prática o que é atuar como designer, com orçamento limitado, prazo limitado, demandas reais e em uma realidade rural, muito distinta da sua”.

Para a aluna do 6º período do curso e participante do projeto, Dayana Seschini, o projeto “está sendo como um divisor de águas para a carreira. Uma experiência única, nunca vivenciada, e que está ajudando a enxergar a função real do Designer em meio a sociedade, em meio a tudo”.

Os resultados das ações desta experiência-piloto visam subsidiar um futuro projeto de extensão mais abrangente, a ser iniciado em 2015. O objetivo do futuro projeto é estabelecer um núcleo de referência em tecnologias sociais de produção e design na região, servindo como apoio para todos os produtores que buscarem qualificação e aumento na produtividade em suas propriedades, além de proporcionar experiências de prática profissional integrada para os estudantes das duas instituições em suas respectivas áreas. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do município de Barra de São Francisco, Instituto Sindimicro e Prefeitura Municipal.

Por Marina Amorim - texto e foto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)