Curso de Cinema e Audiovisual organiza eventos em comemoração aos seus 10 anos de existência

Como preparativo para o Seminário Estéticas e Tecnologias Audiovisuais (Seta), evento que acontece a partir de 16 de novembro para celebrar os 10 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes, será realizada na segunda-feira, dia 9, a segunda edição do Conversas Audiovisuais, encontros on-line nos quais profissionais do mercado audiovisual do Espírito Santo discutem o cenário do setor no estado. Com início às 19h30 e transmissão ao vivo pelo canal do curso no YouTube, o bate-papo vai contar com um encontro de gerações entre a produtora Tati Rabelo, graduada nos anos 1990, e o diretor José Rubens Batista Jr., recém-formado no curso de Cinema e Audiovisual.

A primeira edição do Conversas Audiovisuais, ocorrido em 19 de outubro, segue disponível no canal do YouTube, apresentando um bate-papo entre a produtora e diretora Úrsula Dart e o diretor Alexandre Serafini, ambos estudantes da Ufes na década de 1990.

Seminário

O Conversas faz parte das preparações para o Seta, que transmitirá lives pelo canal do curso no YouTube todas as segundas-feiras, até 7 de dezembro, sempre às 19 horas. Os encontros virtuais terão a participação de professores e profissionais dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

As discussões abordarão temáticas como estéticas do audiovisual contemporâneo, perspectivas de produção e circulação, audiovisual em rede e propostas curriculares para a área.

O Seta está sendo organizado pelos professores do Departamento de Comunicação Social Cléber Carminati, Daniela Zanetti e Pedro Marra, e por estudantes da disciplina Tópicos Especiais em Cinema e Audiovisual. Segundo os organizadores, há previsão de acontecerem festas e eventos comemorativos presenciais ao longo de 2021, caso haja vacinação contra o novo coronavírus.

Depoimentos

Em outra ação comemorativa, estudantes, egressos e profissionais da área gravarão depoimentos, relatando as atividades e as experiências vivenciadas durante a graduação e na atuação profissional.

Dentre as atividades desenvolvidas nesses 10 anos de Cinema e Audiovisual, que é a habilitação mais nova do curso de Comunicação Social, são destaque projetos de pesquisa e extensão como o Telas à Parte, Núcleo de Produção Audiovisual Janelas, Próximos Olhares, Ateliê Sonoridades Urbanas e Bandejão 104.7.

“A mostra Próximos Olhares, que contou com várias edições, é um exemplo de projeto coordenado por professores que teve papel fundamental na divulgação de obras produzidas por estudantes, tendo sido um espaço de reflexão e crítica”, lembra Carminati, coordenador do curso.

Os estudantes também idealizaram e conduziram eventos próprios durante a última década, como a Mostra Cacau, desenvolvida pelo Centro Acadêmico do curso (Cacau), dedicada a aproximar as produções universitárias do público externo a partir da exibição de filmes e organização de debates.

Em maio de 2014, prestes a formar sua primeira turma, a Ufes recebeu estudantes de outros cursos de Cinema e Audiovisual da região Sudeste para a Semana Universitária Audiovisual (SUA). Segundo a professora Daniela Zanetti, esse foi um importante espaço de troca de experiências, aprendizado e exibição de trabalhos.

“Destacamos, ainda, que vários estudantes do curso, desde a primeira turma, tiveram obras, como curtas-metragens e videoclipes, selecionadas e exibidas em importantes festivais e mostras dentro e fora do Espírito Santo. Muitos deles foram premiados, o que revela a qualidade dos trabalhos”, finaliza a professora.

Os vídeos afetivos referentes à celebração dos 10 anos do curso de Cinema e Audiovisual e mais informações sobre os eventos comemorativos estarão disponíveis nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter (@CinemaUfes).

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.