Criarte realiza ações de boas-vindas às crianças com entrega de kits e cadernos de atividades

12/02/2021 - 15:22  •  Atualizado 21/02/2021 19:01

O Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, vinculado ao Centro de Educação (CE) da Ufes, deu início às Ações Afetivas e Sociais, projeto educativo a ser desenvolvido com as crianças que estão matriculadas na unidade para o ano letivo de 2021. O projeto inclui produtos, como kits, Cadernos de Atividades Afetivas e padlets; e ações, como reuniões mensais individuais com alunos e responsáveis e rodas de conversas, além de lives de boas-vindas às crianças e seus familiares.

As Ações Afetivas e Sociais são atividades lúdicas, recreativas, criativas e interativas que visam manter o vínculo entre a escola, as famílias e as crianças no período de reorganização escolar, devido à suspensão das atividades didático-aulas presenciais. Os Cadernos serão enviados quinzenalmente, a partir de março, e contêm propostas que aproximam aprendizagens e experiências. Os padlets são páginas de memórias afetivas de cada grupo, com registro e compartilhamento das vivências das crianças.

“Estamos elaborando materiais e propostas de orientações às famílias com sugestões de ações para serem desenvolvidas com as crianças, com vistas a possibilitar a elas, por meio do apoio de seus familiares, a aproximação de aprendizagens e de experiências significativas”, explica o diretor do CEI Criarte, Iguatemi Rangel.

Kit

Um dos materiais desenvolvidos é um kit que objetiva ampliar as experiências das crianças durante o isolamento. Enviado bimestralmente para as casas das famílias dos alunos, o material chega até as crianças devido a uma parceria do CE com a Superintendência de Infraestrutura (SI) da Ufes, que possibilitou a disponibilização de carro e motorista para transportar os materiais.

Com foco no acolhimento, o kit é composto por identificação do grupo da criança, cartinha de boas-vindas, quebra-cabeças formando a logo do CEI Criarte e folhas das árvores do pátio da escola, que serve como elemento de memória afetiva do espaço físico da escola. “As crianças ficaram animadas em ver o carro da Ufes chegando em seus lares e em receber uma encomenda ‘exclusiva’ para elas”, lembra a pedagoga do CEI Criarte, Flávia Sperandio, que já participou do momento da entrega dos kits.

Conversações

Os itens que compõem os kits serão utilizados em encontros virtuais chamados Conversações com Crianças (foto 2). Com periodicidade semanal, o bate-papo tem como objetivo proporcionar momentos de interação síncrona entre a equipe do CEI Criarte e as crianças. “As Conversações têm caráter exclusivamente afetivo e social, não se aproximando, sob nenhuma hipótese, de um modelo de ensino remoto ou aula on-line para educação infantil”, ressalta Flávia Sperandio.

Segundo a pedagoga, a ideia é promover a aproximação visual entre as crianças, que poderão discutir sobre assuntos como produção no período de isolamento, brinquedos e brincadeiras preferidos, animais de estimação, música e desenvolvimento de atividades propostas nos Cadernos de Atividades Afetivas e Sociais.

Lives

Ainda como parte da programação das Ações Afetivas e Sociais, o CEI Criarte está organizando lives de boas-vindas às crianças em seu canal no YouTube. No dia 18 de fevereiro, a equipe da escola vai narrar e encenar, ao vivo, a história O Sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes. No dia seguinte, é a vez da professora do Departamento de Estatística da Ufes Eliana Zandonade contar histórias para as crianças. As lives acontecem a partir das 18 horas.

De acordo com Rangel, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais na Ufes, o CEI Criarte funcionará conforme as características do seu segmento, faixa etária e Projeto Político-Pedagógico.

Texto: Adriana Damasceno
Imagens: CEI Criarte