A Ufes está divulgando para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral uma cartilha (anexada abaixo) com orientações sobre cuidados que devem ser adotados durante as festividades de final de ano para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus.
Com o aumento do número de casos de COVID-19 em todo o país, a maneira mais segura de celebrar ainda é permanecer em casa com os familiares que já moram juntos, mas sabe-se que muitas famílias e amigos se reunirão para celebrar o Natal e o Ano Novo. Desta forma, o material, elaborado com base nas recomendações divulgadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem o objetivo de reforçar as medidas básicas que devem ser seguidas, mesmo que os encontros reúnam um pequeno número de pessoas.
A primeira orientação é limitar o número de convidados de acordo com o tamanho do local, de modo que as pessoas possam manter uma distância de 2 metros entre si. Depois, é fundamental orientar os convidados para que levem (e usem) suas próprias máscaras, enquanto não estiverem comendo e bebendo.
A cartilha traz ainda cuidados que devem ser adotados no preparo e na forma de servir alimentos e recomendações gerais de segurança, como manter a higiene das mãos, lavando-as com frequência com água e sabão ou utilizando álcool a 70%.
A coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), a enfermeira Leila Massaroni, reforça a importância de cuidar de si e dos seus familiares. “Torna-se importante observar os cuidados listados na cartilha para que as festividades sejam compartilhadas com segurança e responsabilidade”, destaca.
Texto: Thereza Marinho