COVID-19: Cartilha orienta sobre cuidados a serem adotados nas festas de final de ano

A Ufes está divulgando para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral uma cartilha (anexada abaixo) com orientações sobre cuidados que devem ser adotados durante as festividades de final de ano para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Com o aumento do número de casos de COVID-19 em todo o país, a maneira mais segura de celebrar ainda é permanecer em casa com os familiares que já moram juntos, mas sabe-se que muitas famílias e  amigos se reunirão para celebrar o Natal e o Ano Novo. Desta forma, o material, elaborado com base nas recomendações divulgadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem o objetivo de reforçar as medidas básicas que devem ser seguidas, mesmo que os encontros reúnam um pequeno número de pessoas. 

A primeira orientação é limitar o número de convidados de acordo com o tamanho do local, de modo que as pessoas possam manter uma distância de 2 metros entre si. Depois, é fundamental orientar os convidados para que levem (e usem) suas próprias máscaras, enquanto não estiverem comendo e bebendo.

A cartilha traz ainda cuidados que devem ser adotados no preparo e na forma de servir alimentos e recomendações gerais de segurança, como manter a higiene das mãos, lavando-as com frequência com água e sabão ou utilizando álcool a 70%.

A coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), a enfermeira Leila Massaroni, reforça a importância de cuidar de si e dos seus familiares. “Torna-se importante observar os cuidados listados na cartilha para que as festividades sejam compartilhadas com segurança e responsabilidade”, destaca.

 

Texto: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.