Conselhos Superiores debatem reforma administrativa em sessão aberta on-line

01/12/2020 - 19:30  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A Ufes promove nesta quinta-feira, 3, uma sessão aberta dos Conselhos Superiores para debater os Impactos da Reforma Administrativa nas Instituições Federais de Ensino Superior. O evento on-line será transmitido pelo canal UfesOficial no Youtube.

A abertura, às 14 horas, será feita pelo reitor, Paulo Vargas, e pelo vice-reitor, Roney Pignaton. Também terão espaço para manifestações na fase inicial representantes da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Em seguida, haverá uma mesa-redonda da qual participarão os seguintes convidados: o coordenador geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Antônio Alves Neto; o professor de Direito, advogado integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e assessor jurídico do Senado, Marcos Rogério de Souza; a estudante de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS) e primeira vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (Une), Regina Brunet; e a professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Rivânia Moura.

Após as exposições, os membros dos conselhos Universitário (CUn), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores (CCUR) terão prioridade nas intervenções para debate. As pessoas que estiverem acompanhando o debate também poderão participar fazendo perguntas e comentários por meio do chat da sala de transmissão.

O projeto de reforma administrativa elaborado pelo Governo Federal está contido na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, encaminhada ao Congresso Nacional no mês de setembro. A PEC ainda não começou sua tramitação na Câmara dos Deputados, o que deve ocorrer após o recesso legislativo, em 2021.

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho e Ruth Reis