Consciência ambiental e Literatura é tema de encontro sobre RPPNs na Ufes

A Ufes sedia no dia 31 de janeiro, Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), mais uma edição do Encontro de RPPNistas do Espírito Santo, que este ano abordará o tema Consciência ambiental e Literatura. O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório do prédio IC 2 do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras.

Além de celebrar a data com comunicações e debates de especialistas sobre o tema (veja a programação completa abaixo), este ano o encontro será marcado pelo lançamento do livro RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local. Os presentes terão direito a uma declaração de participação nas mesas de discussão.

A RPPN é uma categoria de unidade de conservação na qual proprietários rurais particulares têm a possibilidade de criar uma área de conservação ambiental sem a administração do poder público. Além de conservar a biodiversidade biológica do local, uma RPPN possibilita a proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, educação, manutenção do equilíbrio climático e ecológico, bem como a preservação de paisagens e ambientes históricos.

O encontro na Ufes é organizado pelo Instituto Ambiental Reluz (IAR), com o apoio da Confederação Nacional de RPPNs, do Programa de Extensão RELer&Fazer (Ufes), do Núcleo de Estudos Letras Interartes (Ufes), do Núcleo Acadêmico Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Ifes/Ufes) e de outras organizações sociais afins das políticas ambientais, culturais e educacionais.

O evento é voltado para gestores e proprietários rurais interessados no processo de certificação da RPPN, estudantes, professores e pesquisadores de áreas afins dos campos temáticos de conservação, educação, preservação e meio ambiente.

Segundo os organizadores, um dos principais objetivos do encontro é provocar a comunidade acadêmica a conhecer o conceito, a legislação e, principalmente, a rede de entidades e organizações que se dispõem a conservar, preservar e valorizar os recursos naturais no Estado e no Brasil, recorrendo a estratégias diversas de ação cultural, educacional e social. Além de novos lançamentos de livros e ocupações culturais, a expectativa é a de que sejam realizadas visitas de campo da comunidade acadêmica a unidades de RPPN.

O Espírito Santo conta atualmente hoje com 58 RPPNs, distribuídas em 23 municípios.

Sobre o livro

O livro RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios possui 460 páginas e tem a proposta de revelar aspectos do universo dos proprietários de RPPNs, destacando histórias de criação, singularidades, belezas naturais e desafios. A edição conta com 58 relatos registrados em diferentes gêneros textuais, entre eles contos, poesias, ensaios e artigos.

No Espírito Santo, participam dessa obra três reservas: a RPPN Pau-a-Pique, localizada em Santa Leopoldina, que desenvolve trabalhos de educação ambiental, meliponicultura e terapias naturais; a RPPN Águia Branca, localizada em Vargem Alta, que desenvolve variadas atividades de educação ambiental, entre elas o Festival Nacional de Meio Ambiente do Espírito Santo; e a RPPN Reluz, de Marechal Floriano, que atua na educação ambiental e desenvolve projetos como o Meliponário Reluz, o Reluz na Escola e o Reluz na Estrada.

A publicação, que terá lançamento nacional, será distribuída gratuitamente, no formato e-book, no site do Instituto Ambiental Reluz e da Confederação Nacional de RPPNs.

Confira a programação completa do Encontro:

8h30 - Acolhida e credenciamento

○     Inscrições

○     Divulgação do link de acesso ao e-book

9h - Saudação de abertura

○     Proferida pela presidenta do Instituto Reluz, a poeta Renata Bomfim

9h15 - Apresentação Cultural

○     Apresentação musical com Antônio de Pádua

○     Performance com a poeta e atriz Suely Bispo

9h35 - Sessão de Comunicações

○     "Literatura e Meio Ambiente", com a professora Ester Abreu Vieira de Oliveira, atual presidente da Academia Espírito-Santense de Letras

○     "Literatura infantil na Educação Ambiental", com o professor Francisco Aurélio Ribeiro

10h10 - Mesa redonda Horizontes de retomada das políticas públicas: RPPNs, literatura e leitura

○     Mediadora: professora Andressa Zoi Nathanailidis (Neli/Ufes)

○     Professora Renata Bomfim (Instituto Ambiental Reluz)

○     Doutorando e articulador comunitário Piatan Lube Moreira, do Programa Conscientiza Piapitangui

○     Professor Orlando Lopes (RELer&Fazer/Ufes e Núcleo Poiein/Ifes/Ufes)

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da organização do evento

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.