Conectividade do Fluxo de Sedimentos é tema de palestra on-line nesta quarta, 15

13/03/2023 - 11:08  •  Atualizado 14/03/2023 16:05

Nesta quarta-feira, 15, o projeto de extensão Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Ambientais (Lamosa), vinculado ao Departamento de Geografia, realiza a palestra on-line Conectividad de Flujos de Sedimentos: conceptos, aplicaciones y desafíos, a primeira do ano promovida pelo projeto. Ministrada pelo geólogo Lorenzo Borselli, professor do Instituto de Geologia da Universidad Autonoma de San Luis Potosi (UASLP/México), a conferência será realizada no idioma castelhano e terá início às 14 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do Lamosa no Youtube, onde depois ficará disponível para o público.

Durante a conferência, Borselli explicará como os sedimentos se conectam entre as encostas e os rios, bem como entre os sedimentos ao longo do rio. “O professor tem amplo conhecimento sobre a temática, tendo publicado uma obra clássica na revista Catena, em 2008, denominada Prolegomena to sediment and flow connectivity in the landscape: a GIS and field numerical assessment (Prolegômenos para conectividade de sedimentos e fluxos na paisagem: um SIG e avaliação numérica de campo). A obra é referência para esta temática até os dias atuais”, avalia Eberval Marchioro, coordenador do Lamosa e responsável pela organização da palestra.

Lamosa

Criado em 2016, o Lamosa tem como objetivo oferecer suporte a atividades de pesquisa e desenvolver ações de extensão na linha de Geografia Física, que envolve processos de desastres ambientais, erosão de solos e seus processos hidrológicos de encostas, bem como deslizamentos.

O projeto de extensão realiza cursos de capacitação visando difundir e aprimorar métodos científicos informacionais para estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia da Ufes, além de alcançar também o público externo por meio da promoção de cursos, palestras e seminários que tratem de temáticas como Geomorfologia, Hidrogeomorfologia e Hidrologia.

Todas as ações desenvolvidas pelo Lamosa podem ser conhecidas na página do Instagram do projeto (https://www.instagram.com/lamosaufes/) e no site https://lamosageoufes.wixsite.com/ufes.

Texto: Adriana Damasceno