Comunicação e Mulheres será tema de seminário realizado pelo Observatório da Mídia

O Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência realiza nesta quinta-feira, 25, mais uma atividade do evento mensal Seminários Observações, desta vez sobre o tema Comunicação e Mulheres. O seminário objetiva reforçar a reflexão e a luta no mês das mulheres, e contará com a mediação da professora do Departamento de Comunicação da Ufes Patrícia D’Abreu e comentários da coordenadora do Observatório de Mídia: gênero, democracia e direitos humanos da Universidade Federal de Pernambuco (OBMídia-UFPE), Ana Veloso.

O Núcleo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (PósCom-Ufes) e ao Departamento de Comunicação Social da Universidade (Depcom-Ufes). A participação nos Seminários Observações é aberta ao público, e a transmissão ocorrerá a partir das 19 horas pelo Canal do Observatório da Mídia no YouTube e pela página do Núcleo no Facebook.

Nesta atividade, serão apresentados quatro estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Mídia sobre a temática do mês: A mulher negra e as embalagens de cosméticos para cabelos crespos e cacheados, da mestre pelo PósCom-Ufes Juliana Braga; Enquadramento do debate argentino sobre aborto voluntário no jornal digital da Folha de S. Paulo, como fruto da pesquisa de iniciação científica de Eduarda Moro, sob a orientação de Rafael Bellan; Responsabilidade social e violência contra mulheres: o caso Sandra Gomide 20 anos depois, da mestranda do PósCom-Ufes Lais Rocio; e Indígenas mulheres e pandemia do novo coronavírus: a questão do enquadramento, da equipe coordenada pelas professoras Patrícia D’Abreu e Yasmin Gatto, com as estudantes Victória Araujo, Isadora Pechincha e Sara Silva.

A comentarista convidada deste mês, Ana Veloso, foi uma das fundadoras do OBMídia-UFPE, onde desenvolveu sua tese de doutoramento sobre o tema Gênero, Poder e Resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 países, defendida em 2013, sob a orientação do professor do Depcom-Ufes Edgard Rebouças.

Haverá entrega de certificado para quem participar de, pelo menos, três edições dos Seminários. Para recebê-lo, é necessário confirmar a inscrição no formulário de inscrições na página do Observatório da Mídia mensalmente.

O seminário de fevereiro teve como tema Informação e Saúde e está disponível no Canal do Observatório no YouTube, onde há ainda mais de 50 vídeos com palestras, entrevistas, depoimentos e cursos realizados no âmbito do Observatório da Mídia.

Com informações e imagem do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)