Começam nesta terça, 26, a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia e a 2ª InovaES

25/03/2024 - 16:45  •  Atualizado 25/03/2024 17:18
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Imagem do Teatro Universitário e, à frente, um portal metálica com os cartazes de divulgação dos eventos.

Começam nesta terça-feira, 26, no campus de Goiabeiras, a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia e a 2ª edição da InovaES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras, eventos voltados para inovação e tecnologia, que têm a proposta de estimular debates e iniciativas transformadoras para a sociedade. A programação vai até quarta-feira, 27, e pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário.

A solenidade de abertura da Conferência será realizada no Teatro Universitário, a partir das 8 horas, com as presenças do governador do estado, Renato Casagrande; do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela; e do presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), Bruno Del Caro.

Durante os dois dias, a conferência reunirá diversos atores envolvidos no cenário da ciência, tecnologia e inovação em nível estadual, que debaterão temas como investimentos em pesquisa, formação de recursos humanos qualificados, incentivo à inovação nas empresas, parcerias público-privadas, entre outros. A partir das contribuições dos participantes, será construído um documento a ser apresentado na edição nacional do evento, prevista para acontecer em julho, em Brasília.

Além da abertura do evento, Eustáquio de Castro participará de duas mesas de debate na Conferência: Diretrizes para um programa de CT&I para o estado do Espírito Santo e Formação e capacitação de recursos humanos qualificados na área de ciência, tecnologia e inovação.

O diretor de Inovação Tecnológica da Ufes, Anilton Salles, também será um dos palestrantes do seminário que abordará o tema Colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e inovação e empresas em projetos inovadores, incluindo apoio por meio de parques tecnológicos.

Segundo Anilton Salles, os eventos são uma forma da Universidade “mostrar como as pesquisas e inovações desenvolvidas podem melhorar as vidas das pessoas".

As mesas de discussão acontecerão na terça e na quarta-feira, no Teatro Universitário, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), na Biblioteca Central e no Centro de Ciências Exatas (CCE). Veja aqui a programação completa.

Projetos inovadores

A InovaES estará localizada nas tendas montadas ao lado do Teatro. A feira reunirá mais de 20 startups brasileiras, que apresentarão projetos sustentáveis e inovadores para o desenvolvimento das cidades. Um dos estandes abrigará o Espaço Empreendedor da Ufes, onde serão apresentados trabalhos de quatro empresas incubadas, incluindo o carro autônomo da Universidade, Iara, desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD). Além da exposição, haverá o sorteio de um passeio no carro para os visitantes.

Salles destaca que, além da comunidade externa e dos empreendedores que devem visitar a Ufes, os estudantes de graduação e pós-graduação podem se beneficiar do contato com os projetos envolvidos na programação do InovaES. "Esse evento desperta nos alunos a capacidade para desenvolver novos empreendimentos e buscar novas soluções para diversos problemas", diz.

Os eventos têm apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e organização do Programa InovaPOP.

Foto: Dhébora Molina (bolsista em projeto de Comunicação)

Categorias relacionadas