Começam dia 16 de abril as inscrições para doutorado profissional em Educação

12/04/2024 - 12:33  •  Atualizado 14/04/2024 19:55
Texto: Caroline Reis (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Imagem em azul marinho e roxo com as informações sobre a seleção escritas em branco.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) abre, a partir do dia 16 de abril, a seleção de alunos para o curso de doutorado profissional. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de abril, exclusivamente por este link, onde está publicado o edital do processo seletivo. Esta será a primeira turma do curso, cuja oferta foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado.

As 24 vagas abertas, com ingresso no segundo semestre de 2024, são destinadas a profissionais em exercício nas escolas de educação básica ou nas secretarias de educação, e a técnicos e docentes que atuam em instituições de ensino superior, portadores de diploma do curso de mestrado em instituição reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) ou com títulos estrangeiros reconhecidos no Brasil. Estudantes concluintes de mestrado também podem concorrer, desde que comprovem a conclusão do curso no ato da matrícula no doutorado.

O curso de Doutorado em Educação possui duas áreas de pesquisa: Docência e Gestão de Processos Educativos; e Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar. As atividades do curso serão realizadas no Centro de Educação, no campus de Goiabeiras, podendo também ser desenvolvidas em outros locais, dependendo de cada orientador ou do projeto de pesquisa do aluno.

Serão disponibilizadas 35% (trinta e cinco por cento) das vagas para ações afirmativas direcionadas à população negra; indígenas; pessoas com deficiência; e pessoas transexuais e travestis.

O acompanhamento de cada etapa e dos resultados divulgados estarão disponíveis no portal de processos seletivos da Ufes  e na página do PPGPE na internet.

Categorias relacionadas