Começa o processo de troca do sistema de ar-condicionado no Teatro Universitário

30/05/2022 - 17:43  •  Atualizado 01/06/2022 10:01

As obras para reforma das estruturas do Teatro Universitário continuam com a chegada de um guindaste para auxiliar no processo de troca do sistema de ar-condicionado. A substituição dos equipamentos de climatização é a principal intervenção realizada no teatro atualmente, e as obras têm prazo de finalização previsto para finalização em outubro.

O sistema utilizado será o chiller, adequado para espaços amplos como o do Teatro. Conforme o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, “hoje o sistema de climatização do Teatro está inoperante. As intervenções garantirão a correta climatização dos ambientes, bem como a limpeza dos dutos, o que garantirá uma boa qualidade do ar dos espaços atendidos pelo chiller”.

Esta semana, está sendo realizado o serviço de desmontagem e remoção do equipamento antigo, que será transportado para a Diretoria de Materiais e Patrimônio da Ufes (DMP). Os novos aparelhos já foram encomendados e têm previsão de içamento em agosto, prazo que pode ser alterado, caso haja algum atraso na entrega por parte do fabricante ou em razão de fatores meteorológicos.

A estimativa é que o investimento direto da obra de troca do sistema de climatização seja de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão. Outros custos serão absorvidos pela empresa responsável pela manutenção predial, como os de demolição e reconstrução de paredes, substituição de equipamentos elétricos e impermeabilização da cobertura onde será instalado o novo sistema de climatização.

O secretário de Cultura, Rogério Borges, destaca que optou-se pela aquisição de um novo equipamento que fosse capaz de dar uma solução definitiva para suprir as necessidades do espaço. “Estamos pensando no futuro e na modernização do teatro, em oferecer um espaço de qualidade para toda a categoria de realizadores de cultura e de arte do Espírito Santo e do Brasil. O novo sistema faz parte de uma política de apoio a ações e produções que gerem arte, artistas e público”, reforça.

Outras intervenções

O Teatro Universitário começou a passar por intervenções em 2021, com obras de reforma e instalação de ar-condicionado para os camarins. Também foi realizada a troca do piso do espaço da plateia, com a instalação de carpete antichamas, seguindo as normas do Corpo de Bombeiros, e a reforma dos banheiros, incluindo acessibilidade para cadeirantes. Essas obras iniciais tiveram investimento de aproximadamente R$ 650 mil.

Rogério Borges lembra que, mesmo durante o período de suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia de covid-19, o teatro realizou 22 lives, com apresentações de teatro e música.

Texto: Vinícius Fontana
Fotos: Noélia Lopes (bolsista de projeto de Comunicação)