Começa nesta terça, 6, evento sobre pesquisas na área de análise do discurso

O Grupo de Estudos sobre o Discurso da Mídia (Gedim) realiza a partir desta terça-feira, 6, o IX Colóquio Aled-Brasil, que aborda pesquisas na área de análise do discurso na América Latina e no Brasil e, neste ano, comemora os 25 anos da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled). Os interessados em assistir aos eventos do colóquio podem se inscrever até esta segunda, 5, pelo site gedim.org.

O evento é coordenado pela professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes Micheline Tomazi, que também é a delegada regional da Aled, representando o Brasil.

"Nesta edição, teremos a participação de linguistas importantes na história da Aled, inclusive de outros países, dentre elas os sócios honorários Teun Van Dijk e Isabel Seara, a presidente honorária Denize Elena da Silva, a atual presidente, María Laura Pardo, a vice-presidente, Viviane de Melo Resende, além de outros brasileiros importantes para a história da Aled, como os professores Wander Imediato e Roberto Baronas", destaca Micheline Tomazi.

Temas abordados

O evento bianual, que ocorre de forma integrada ao IV Encontro do Gedim-Ufes nesta edição, terá três dias de duração, com conferências e mesas-redondas que tratam sobre a pesquisa na área de análise do discurso, com enfoques sobre a cognição, a justiça, o genocídio, a violência institucional e a doméstica, a decolonialidade, as redes sociais, o corpo, a relação com a sociedade e a cultura e outras abordagens interdisciplinares.

Já o Encontro Gedim-Ufes apresentará trabalhos sobre violência de gênero, autoralidade, minorias, resistência, insurgência e fala-em-interação social.

O Brasil é um dos países que participam da Aled desde sua fundação, em 1995. Também integram a associação pesquisadores da Argentina, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, de Cuba, do México, do Peru, de Porto Rico, da República Dominicana, do Uruguai e da Venezuela.

 

Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.