Começa em 22 de fevereiro o período de inscrições para bolsas dos projetos PaEPE

12/02/2021 - 16:24  •  Atualizado 23/02/2021 18:33

Começa em 22 de fevereiro o período de inscrições para os estudantes interessados em concorrer às bolsas ofertadas no âmbito dos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE), nas modalidades Monitoria (PaEPE I) e Apoio Administrativo (PaEPE II).

Podem participar alunos de graduação regularmente matriculados no semestre letivo especial 2020/2, com carga horária mínima de 180 horas neste período. Os estudantes poderão se inscrever em, no máximo, dois projetos, independente da modalidade. As inscrições poderão ser feitas até 28 de fevereiro, no endereço eletrônico https://www.sistemasweb.ufes.br/proplan/pib/, clicando no link “Projetos cadastrados”.

No PaEPE I, são oferecidas 394 bolsas, distribuídas para os 11 centros de ensino da Ufes. Já no PaEPE II, são ofertadas 57 bolsas. O valor é de R$ 400, e a carga horária semanal do bolsista será de 20 horas.

Seleção

A lista dos candidatos classificados na primeira etapa estará disponível nos sites dos centros de ensino e das unidades administrativas até o dia 5 de março.

“Entre os dias 10 e 11 de março de 2021, caberá ao coordenador do projeto selecionado empreender a segunda etapa de seleção, que consiste, respeitando-se a lista de classificação elaborada na primeira etapa, na averiguação e comprovação dos perfis e requisitos dos bolsistas previamente informados nos projetos, quando de sua submissão”, explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Faleiros.

O início das atividades dos bolsistas está previsto para o dia 11 de março de 2021, e os projetos terão vigência até 31 de maio de 2021. Contudo, poderão ser prorrogados mediante edital específico a ser publicado, a depender da disponibilidade orçamentária.

Os editais com todas as informações sobre cada modalidade, prazos, documentação e inscrições estão publicados no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufes (clique aqui para acessar), onde também está disponível o quantitativo de bolsas em cada unidade.

Projetos

A Proplan oferece o PaEPE anualmente, em duas modalidades: o PaEPE I, direcionado à monitoria e ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas diferentes unidades acadêmicas da Ufes; e o PaEPE II, de apoio administrativo, que objetiva dar suporte e assessoramento para a inclusão e a acessibilidade digital de discentes, técnicos e docentes no desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas e curriculares do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) durante a pandemia de COVID-19.

Texto: Jorge Medina