Começa dia 12 de janeiro o período de matrículas no Núcleo de Línguas da Ufes

08/01/2021 - 12:04  •  Atualizado 13/01/2021 10:09

Começa na próxima terça-feira, 12 de janeiro, o período de matrícula no Núcleo de Línguas da Ufes para o público prioritário, ou seja, alunos iniciantes que sejam oriundos da rede pública, estudantes da Ufes ou graduandos de instituições privadas que tenham bolsa integral de algum dos programas sociais dos governos federal, estadual ou municipal. O período vai até 18 de janeiro.

A partir de 19 de janeiro, as vagas remanescentes serão ofertadas ao público em geral. O ingresso ao nível iniciante (clique aqui para saber mais) dispensa conhecimento prévio no idioma escolhido. O início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro. O Núcleo de Línguas oferece os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Considerando o contexto da pandemia de COVID-19 e visando à segurança dos estudantes, professores e colaboradores, no primeiro semestre de 2021 as aulas e atividades no Núcleo de Línguas continuarão no formato remoto por meio de plataforma digital.

Rematrícula

Para os alunos que já estão estudando, o período de rematrícula será de 13 a 15 de janeiro. Os boletos serão disponibilizados no Portal do Aluno a partir de 13 de janeiro, com vencimento em 15 de janeiro. O valor do curso para o semestre será R$ 580, em parcela única, e não inclui material didático.

Para garantir a oferta da turma e horário no próximo semestre, é fundamental que o pagamento do boleto ocorra até o vencimento, confirmando a vaga para o próximo semestre.

Nivelamento

Os estudantes que desejam se matricular em cursos nos quais já possuem um conhecimento prévio do idioma (estudaram em outra escola de línguas, residiram ou estudaram em país que tenha o idioma que desejam estudar como língua oficial) devem realizar o teste de nivelamento para se matricularem em níveis não iniciantes. Para esses alunos, o período de inscrição é de 19 a 25 de janeiro.

O interessado em fazer o teste de nivelamento deve pagar uma taxa de R$ 60. O teste para todos os idiomas será realizado por meio da plataforma digital Microsoft Teams no dia 2 de fevereiro, das 18 às 20 horas, com a orientação de um professor. O teste avaliará os conhecimentos do candidato em quatro habilidades: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão escrita e expressão oral.

Carga horária

Neste semestre, a carga horária do período para os cursos regulares voltará a ser de 51 horas, sendo divididas em 45 horas de aulas síncronas, em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/rematrícula, e seis horas de atividades assíncronas, que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos, ou entre alunos.

As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pelas equipes de professores de cada idioma ministrado.

O Núcleo de Línguas é um projeto de extensão, autossustentável e associado ao Departamento de Línguas e Letras da Ufes. Mais informações sobre documentos e requisitos para matrícula, rematrícula e outros assuntos podem ser obtidas pelo site www.nucleodelinguas.ufes.br, pelo e-mail secretaria@clinguas.org.br ou pelos telefones (27) 4009-28744009-28754009-2876 e 4009-2880.

Texto: Jorge Medina