Colóquio debate intervenções em bens culturais imóveis a partir desta quinta, 29

26/09/2022 - 17:59  •  Atualizado 28/09/2022 16:53

Na próxima quinta-feira, 29, terá início o colóquio internacional Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/Ufes). O evento contará com 20 palestras e duas conferências, nas quais, até o dia 14 de dezembro, será discutida a importância das instituições públicas e privadas na proteção e na preservação dos bens culturais. A transmissão será ao vivo pelo canal do PPGAU no Youtube, iniciando-se sempre às 19h30.

Durante o colóquio, serão tratados pontos relativos aos critérios teóricos que norteiam as intervenções; preceitos e princípios legais que regulamentam a proteção e as intervenções; e princípios que fundamentam a produção de cidades justas, inclusivas e democráticas à luz dos direitos humanos e da promoção dos direitos culturais reconhecidos internacionalmente. O ponto de partida do evento é a intervenção proposta para o Forte de São Francisco Xavier da Barra (ou Forte do Piratininga), localizado no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha. Bem cultural inventariado, o Forte de Piratininga é considerado pela doutrina moderna como um bem de interesse público.

De acordo com Luciene Pessotti, presidente da comissão organizadora do colóquio e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, as reflexões resultantes do evento vão contribuir para incentivar a produção científica, além de alertar sobre a importância da adoção de critérios e fundamentos científicos e legais em intervenções de bens culturais imóveis, além de sua relação com o direito à cidade.

Desafios atuais

Para a professora, a experiência acumulada com o evento, aliada às intervenções contemporâneas em bens culturais imóveis e na cidade, dará densidade ao encontro. “O colóquio se configura como relevante ação na perspectiva de se construir saídas para os desafios atuais de garantir o uso pleno e diverso, bem como a gestão dos bens culturais”, explica.

O colóquio é dirigido a vários campos do conhecimento, como Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia e Artes. Os interessados em participar dos debates devem efetuar inscrição no site do evento, onde também estão disponíveis a programação completa e informações sobre todos os palestrantes. O valor da inscrição é de R$ 30 para estudantes e R$ 50 para profissionais, com direito a emissão de certificado para os participantes.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes