Coletivo de Ocupação Psicanalítica lança livro sobre psicanálise antirracista

16/05/2023 - 11:54  •  Atualizado 17/05/2023 16:12

Nesta quarta-feira, 17, acontece o lançamento do livro Ocupar a psicanálise: por uma clínica antirracista e decolonial, que trata dos desafios e das possíveis fissuras no campo do saber, nos laços sociais e na trajetória individual que emergem com a proposta de uma clínica antirracista e decolonial. O lançamento da obra marca também os dois anos de atuação do coletivo Ocupação Psicanalítica - Ufes que, para celebrar a data, convidou professores da Universidade e psicanalistas para abordar o assunto.

O evento, com a apresentação do livro ao público, será realizado às 16h30 no auditório do IC 2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever aqui. As vagas são limitadas a 130 participantes.

Organizado pelos professores Fábio Bispo, do Departamento de Psicologia da Ufes, e Andreia Guerra, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro foi escrito por pesquisadores e psicanalistas integrantes do coletivo e autores que têm atuado como consultores do projeto de pesquisa e extensão Ocupação Psicanalítica – por uma clínica antirracista. A obra é dividida em três seções: Ocupar a Universidade: ações afirmativas contra o racismo; Ocupar a Psicanálise: a crítica ao racismo estrutural; e Ocupar a Clínica: por uma práxis antirracista. De acordo com os organizadores, ocupar é o movimento de afrontar e afirmar outras lógicas.

Saúde mental

O livro é parte da coleção Decolonização e Psicanálise, lançada pela Editora N-1, em parceria com o Núcleo de Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo, da UFMG. É uma realização do coletivo Ocupação Psicanalítica, que, além da UFMG e da Ufes, atua também nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), organizando ações clínicas voltadas à saúde mental da população negra e à formação de estudantes e profissionais de Psicologia, com o intuito de promover e transmitir práticas clínicas antirracistas.

O projeto é financiado pelo edital Emenda Geral da deputada federal Áurea Carolina e, em 2022, foi contemplado com o Prêmio Profissional Virgínia Bicudo, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia para fomentar a divulgação de ações exitosas no campo da Psicologia e sua interface com as questões raciais.

“Este livro é um importante marco na trajetória de nosso coletivo e também uma convocação à Universidade e à Psicanálise para a produção de práticas antirracistas”, ressalta Fábio Bispo, que é coautor e coorganizador da obra.

Palestras

Após a abertura do evento e apresentação do livro, terão início as palestras, que serão ministradas por Bispo; pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; pela psicanalista e cocoordenadora do coletivo, Sônia da Penha; e pelo artista plástico, ilustrador e produtor cultural Thiago Balbino (responsável pela arte da capa do livro).

A mediação ficará por conta da professora do Departamento de Psicologia da Ufes Luizane Mateus, que coordena o projeto de extensão Ocupação Psicanalítica – por uma clínica antirracista ao lado de Bispo. Às 18 horas haverá apresentação cultural com participação da cantora Elaine Vieira.

Texto: Adriana Damasceno