Colartes reúne pesquisas e produções artísticas de estudantes e professores a partir de segunda, 18

15/03/2024 - 18:12  •  Atualizado 18/03/2024 15:36
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cartaz com fundo cinza claro traz o texto "Colartes 2024 - X Colóquio de Arte e Pesquisa - Conduções da contemporaneidade"

As pesquisas e as produções artísticas de estudantes, professores e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) estarão em foco no X Colóquio de Arte e Pesquisa (Colartes), que será realizado na Ufes a partir da próxima segunda-feira, 18. Até terça, 19, o auditório do Cemuni IV, no Centro de Artes, receberá conferências, recitais de música e apresentações de trabalhos e painéis relacionados ao tema Conduções da contemporaneidade. De segunda a quarta, como parte do Colartes, haverá uma exposição de artistas vinculados ao PPGA na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP).

As inscrições para ouvintes ficam abertas até o dia da abertura do evento por meio deste formulário. Haverá emissão de certificados para os participantes inscritos. Além de presencial, o Colartes terá transmissão on-line pelo canal do YouTube do Centro de ArtesVeja a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Organizado pelos estudantes do PPGA e supervisionado pela coordenação do Programa, o Colartes deste ano pretende refletir sobre a condição da contemporaneidade após o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. “Não vivemos mais em isolamento, mas ficamos com reflexo desse período, temos um preço a pagar”, afirma o coordenador do PPGA, José Cirilo.

Além de estudantes e professores vinculados ao PPGA, o evento reúne pesquisas de alunos da graduação que realizam iniciação científica, apresentadas em painéis. “Quem está na graduação conseguirá ver como são as pesquisas de mestrado e o que precisa fazer para dar esse passo na sua formação”, afirma Cirilo. Os mestrandos, diz o professor, também se beneficiam da troca de experiências no Colartes: “O mestrando pode encontrar confluências entre o seu trabalho e o trabalho do outro.”

Exposição na GAP

De segunda a quarta, 16 artistas expõem suas obras na GAP, totalizando 17 produções em linguagens como arte digital, instalação, fotografia, gravura e pintura. Segundo a professora Stela Maris Sanmartin, curadora da exposição ao lado da estudante Geisa da Silva, as obras exploram “diversas dimensões da experiência humana”.

Obra de Jovani Dalla Bernardina em paineis expositores

“A exposição apresenta diferentes encontros entre passado e futuro, material e virtual, temas presentes na investigação contemporânea. E nos convida a contemplar a arte como mediadora das teorias e das práticas nos espaços formativos”, afirma.

Mais informações sobre o Colartes podem ser obtidas pelo e-mail colartesppgaufes@gmail.com.

Categorias relacionadas