O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou, nesta sexta-feira, 4, um boletim especial Informativo Covid/Ufes (também anexado abaixo), com a análise sucinta da situação da covid-19 no Espírito Santo nesta semana (de 31 de janeiro a 4 de fevereiro). O documento atende à Portaria Normativa nº 4, que solicita ao COE a realização de acompanhamento semanal da evolução do cenário epidemiológico, de forma a subsidiar as decisões da gestão.
Segundo o boletim, os indicadores avaliados mostram que esta fase da pandemia traz alto nível de contágio, com altas taxas de transmissibilidade e menor nível de óbitos por covid-19. Os dados desta semana apresentam um leve declínio de casos confirmados e uma estabilização no número de óbitos em relação à semana anterior. Mas, apesar da curva descendente de casos confirmados, estes ainda se apresentam em número significativo, em comparação a outras fases da pandemia.
O boletim traz também informações sobre a ocupação de leitos e a taxa de vacinação, que atingiu percentual superior a 70%.
O COE ressalta que uma conclusão mais detalhada sobre essas tendências exige um tempo de observação de, pelo menos, 15 dias. Um parecer conclusivo será apresentado no boletim quinzenal.
Universidade Federal do Espírito Santo