COE-Ufes apresenta relatório com dados sobre a ocorrência da covid-19 na Universidade

20/07/2022 - 18:13  •  Atualizado 21/07/2022 18:20

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) entregou à Administração Central da Universidade o relatório com dados de ocorrência da covid-19 na instituição. O material (anexado abaixo) apresenta dados apurados entre os meses de abril e junho de 2022 e tem o objetivo de possibilitar um acompanhamento sobre o comportamento da pandemia numa situação de atividade presencial com controle de risco, que ainda não tinha sido experimentada pela comunidade universitária, além de informar sobre a evolução da pandemia nos campi.

O documento foi elaborado tendo como base as seguintes fontes: os resultados dos testes realizados no posto de testagem do campus de Goiabeiras, no período de 4 de maio a 30 de junho, e no do campus de São Mateus, de 8 de maio a 27 de junho; as Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) registradas no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) entre 16 de maio e 30 de junho; os registros feitos no formulário MonitoraUfes no período de 18 de abril a 30 de junho; e a enquete realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com os estudantes na semana de 20 a 25 de junho.

Dados

A partir dos dados coletados, uma das constatações do COE-Ufes foi o crescimento da ocorrência de covid-19 na comunidade universitária em todos os segmentos, nos meses de maio e junho, e de forma mais acentuada no mês de junho. Esse indicador foi encontrado em três das quatro fontes de dados analisadas.

O relatório aponta que, somente no posto de testagem do campus de Goiabeiras, observou-se um aumento de 415% na demanda para realização de teste de covid-19 no mês de junho, em relação a maio. No mês de maio, do total de usuários, 17% testaram positivo; no mês de junho, esse percentual aumentou para 29%. Essa tendência de aumento também foi observada no MonitoraUfes e nos registros de licenças médicas.

O COE-Ufes destacou que, apesar do quantitativo de testes positivos na comunidade Ufes, é possível inferir que a vacinação com esquema completo e, atualmente, com as doses de reforço, contribuiu para minimizar o número de adoecimentos por covid-19. “Podemos constatar, mais uma vez, que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos de servidores e discentes. Desde o período de retorno presencial das atividades da Ufes até presente momento, não há notificação de óbitos por covid-19 na comunidade Ufes”, afirma o Comitê.

Diante disso, o COE alerta para a importância de manter a vacina contra a covid-19 em dia, tomando as doses de reforço que forem recomendadas pelas autoridades sanitárias. Vale lembrar que, desde a última sexta-feira, 15, está liberada no Espírito Santo a quarta dose (ou segunda dose de reforço) para a população com idade acima dos 18 anos, faixa etária que contempla grande parte da comunidade acadêmica.

MonitoraUfes

O Comitê também reforça o pedido para que os membros da comunidade universitária de todos os campi preencham o formulário MonitoraUfes em caso de sintomas gripais e suspeita de covid-19. O formulário, disponível no site coronavirus.ufes.br e de preenchimento voluntário, é o instrumento que permite aos estudantes, professores e técnicos-administrativos registrarem esse tipo de ocorrência, contribuindo para a promoção de um ambiente de biossegurança.

O COE-Ufes lembrou ainda que os números apresentados também apontam a necessidade de manter e reforçar os cuidados com a proteção individual e comunitária, por meio do uso de máscara e da higienização das mãos, além de evitar aglomerações.

O monitoramento de ocorrência da covid-19 no âmbito da Ufes continuará sendo realizado até a estabilidade da situação epidemiológica.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes