COE divulga 32º boletim e traz dados sobre a evolução dos indicadores de covid na Ufes

13/07/2022 - 19:59  •  Atualizado 14/07/2022 18:11

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou, nesta quarta-feira, 13, o Boletim Informativo Covid/Ufes nº 32, que analisa a situação da covid-19 no Espírito Santo no período de 11 de junho a 12 de julho de 2022. O boletim traz ainda dados sobre a evolução dos indicadores de covid-19 na Ufes, que passam a ser incorporados ao boletim a partir deste mês.

Em relação aos indicadores da Universidade, o COE buscou identificar fontes de dados que permitissem construir uma compreensão e um acompanhamento mais específico sobre o comportamento da pandemia numa situação de atividade presencial total na comunidade universitária. Desse modo, os dados provêm: dos resultados dos testes realizados nos postos de testagem instalados nos campi; das Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) registradas na Unidade SIASS/Vitória por servidores; e do formulário MonitoraUfes, disponível na internet e de preenchimento voluntário por membros da comunidade universitária de todos os campi.

Tendência à estabilidade

Segundo o boletim, os dados estaduais remetem a uma elevação no número de casos confirmados, reforçada pelos valores da taxa de transmissão no Espírito Santo (2,34) e no interior do estado (2,50). Entretanto, já há indícios de uma tendência de estabilização na última semana, com queda de 18,3% no número de casos confirmados.

A partir dos dados analisados, as recomendações do COE-Ufes são: manter a Fase 4 - retorno presencial com controle de risco para o semestre 2022/1; buscar a vacinação contra a covid-19 - 1ª e 2ª doses e dose de reforço para adultos, e 1ª e 2ª doses para crianças; e buscar a vacinação contra a influenza (gripe), devido ao aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas.

Outra orientação é que seja realizado o teste para covid-19 quando da apresentação de sintomas gripais ou após contato com pessoa comprovadamente positiva para covid. O Comitê reforça que se deve aguardar o período de 48 horas após o início dos sintomas ou após o contato para realizar o teste.

O COE indica ainda que seja observada a Nota Técnica Covid-19 n° 14/2022 – GEVS/SESA/ES, que recomenda à população o uso de máscara em locais fechados e em ambiente escolar, e orienta o reforço na utilização de máscara em casos específicos como ao andar de avião, ônibus, trem ou outras formas de transporte público, especialmente se for por um longo período de tempo e se houver lotação nesses espaços; quando o distanciamento físico não for possível; ou quando estiver em ambientes públicos internos ou externos com aglomeração, entre outras situações.

A íntegra do Boletim Informativo Covid/Ufes nº 32 está disponível para consulta no portal da Ufes e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes