Clínica Escola promove Semana da Biossegurança de 23 a 26 de maio

19/05/2023 - 16:06  •  Atualizado 25/05/2023 10:26

Para lembrar a campanha Salve Vidas: higienize suas mãos, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos (5 de maio), a Clínica Escola Interprofissional de Saúde (Ceis) vai realizar a Semana da Biossegurança entre os dias 23 e 26 de maio. O evento será na área externa ao prédio do auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

Abordando o tema Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, a programação terá palestras e oficinas educativas para crianças e adultos. A entrada é livre e haverá entrega de certificados aos participantes.

Ao longo dos quatro dias do encontro, uma mesa temática ficará instalada em frente à entrada da Ceis, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Servidores e estudantes da Ufes estarão no local divulgando o evento e distribuindo materiais relacionados ao tema da Semana.

No dia 23, o projeto Boas Práticas, do curso de Nutrição, dará início às atividades com uma conscientização sobre a higienização de mãos. Na quarta-feira, 24, estudantes da disciplina Estágio e Desempenho Profissional, do curso de Fonoaudiologia, estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Bonfim e Maruípe, onde, das 8 às 9 horas, farão a atividade educativa Higienização das mãos com crianças, com supervisão da fonoaudióloga da Ufes Paula Gerszt. Em seguida, das 10 às 11 horas, a ação será voltada ao público geral e acontecerá na mesa temática localizada na entrada da Ceis.

Stands

A quinta-feira, 25, terá início com uma oficina de higienização de mãos promovida pela equipe de Enfermagem da Ufes. A atividade acontecerá na sala 108 da Ceis, entre 8 e 9 horas. No mesmo dia, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas, estudantes e servidores estarão em stands temáticos, abordando assuntos como higienização das mãos; gerenciamento de resíduos; desinfecção na área da saúde; conscientização sobre vacinação; e uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).

No dia 26, o evento será encerrado com duas palestras no auditório da Ceis: a partir das 9 horas, Giovanna Barille, médica residente de infectologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), falará sobre Medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde; e Lilian Sarmento, professora do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes), ministrará a palestra Higiene das mãos na prevenção da infecção cruzada, com início às 10h30.

Texto: Adriana Damasceno, com informações da Ceis