A nova semana de programação do Cine Metrópolis chega com duas estreias. A partir desta quinta-feira, 27, o público poderá assistir ao novo filme do prolífico diretor sul-coreano Hong Sang-soo, intitulado O que a Natureza te Conta. O Metrópolis passa a exibir, também, A Natureza das Coisas Invisíveis, vencedor do Melhor Filme de Estreia no Frame Film Festival, dirigido pela brasileira Rafaela Camelo.
Em nova investigação sobre a tensão entre gerações, Hong Sang-soo acompanha um dia na história de um jovem poeta, Donghwa, e sua namorada, Junhee. Há três anos se relacionando com Junhee, Donghwa conhece pela primeira vez a casa onde a namorada mora com os pais e a irmã. Impressionado com o tamanho do lugar e com os jardins que a decoram, o rapaz conhece o sogro, O-ryeng, responsável pela residência. Aos poucos, durante uma tarde regada a bebida, a conversa evolui, trazendo à tona uma série de questões e incômodos que eles precisarão resolver.
Coprodução entre Brasil e Chile, A Natureza das Coisas Invisíveis retrata a amizade de Glória e Sofia, duas crianças que se conhecem no hospital onde a mãe de Glória trabalha como enfermeira. Frustradas por perderem as férias naquele lugar, elas passam a explorar o ambiente e compartilhar suas inseguranças, formando um laço de amizade. Enquanto Glória lida com sentimentos que parecem não ser totalmente seus desde que passou por um transplante de coração, Sofia acredita que a internação no hospital é o motivo da piora do quadro de saúde de sua bisavó.
Além das estreias, segue em cartaz nesta semana o filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O Metrópolis exibe, ainda, uma sessão especial do filme O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que será seguido de debate, na próxima quarta-feira, 3 de dezembro.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 27 de novembro a 3 de dezembro:
A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo (Brasil/Chile, 2025)
Glória tem dez anos e passa as férias no hospital em que sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra.
O que a Natureza te Conta, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul, 2025)
Um jovem poeta deixa a namorada na casa dos pais dela e fica impressionado com o tamanho da casa. Ele encontra o sogro, conhece a sogra e a cunhada, e todos acabam passando um longo dia juntos, alimentados por conversas, comidas e bebidas.
A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (Brasil/Itália/França, 2025)
A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme acompanha o importante ritual fúnebre Reahu, que mobiliza a comunidade Watorikɨ em um esforço coletivo para segurar o céu.
Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.
Universidade Federal do Espírito Santo