Cine Metrópolis recebe mostra do cultuado diretor sul-coreano Hong Sang-soo

05/10/2022 - 17:30  •  Atualizado 07/10/2022 16:41

Uma das filmografias mais instigantes do cinema contemporâneo chega ao Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 6, e permanece em cartaz até o próximo dia 19. Com sete filmes na programação, a mostra Encontros com Hong Sang-soo exibe obras fundamentais da carreira do cultuado cineasta sul-coreano, premiado em grandes festivais internacionais, como Locarno, Cannes e Berlim.

O mais recente filme de Hong Sang-soo estreado no Brasil, Encontros (2021), será o primeiro longa exibido na mostra, às 19 horas desta quinta. Vencedora do Urso de Prata de Melhor Roteiro em Berlim, a obra concentra várias das características pelas quais o cinema do sul-coreano é conhecido: o minimalismo cênico, a metalinguagem, os diálogos inventivos e orgânicos. Na trama, três histórias baseadas em encontros e apresentações acompanham personagens interconectados, compondo uma espécie de crítica do cotidiano e das relações afetivas.

Os encontros também conduzem outro filme recente de Hong Sang-soo, A Mulher Que Fugiu (2020). O longa retrata as interações de Gam-hee com três de suas amigas, as quais encontra enquanto seu marido está em viagem de trabalho. A premissa simples não oculta a técnica refinada da direção, que acompanha a personagem principal como se ela fosse a própria espectadora, revelando camadas mais profundas da história. O filme rendeu a Hong Sang-soo o prêmio de Melhor Direção em Berlim.

Fecham a programação da mostra os longas Filha de Ninguém (2013), Certo Agora, Errado Antes (2015), Na Praia à Noite Sozinha (2017), O Dia Depois (2017) e A Câmera de Claire (2017).

Todos os filmes da mostra serão exibidos com valor único de meia-entrada (R$ 8). Estudantes de graduação da Ufes têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto.

Confira as sinopses dos filmes:

Filha de Ninguém (Coreia do Sul, 2013, 90') - Trailer
Haewon, uma universitária, quer terminar seu caso secreto com seu professor, Seongjun. Deprimida após despedir-se de sua mãe, que imigrará para o Canadá no dia seguinte, Haewon procura Seongjun novamente após muito tempo. Classificação indicativa: 12 anos.

Certo Agora, Errado Antes (Coreia do Sul, 2015, 121') - Trailer
O diretor de cinema Ham Chunsu viaja para apresentar um de seus filmes. Com tempo livre, ele conhece a artista plástica Yoon Heejung. Dividido em duas partes, o filme acompanha Chunsu e Heejung ao longo de um dia. Juntos, eles visitam o estúdio da pintora, comem sushi no jantar, bebem soju com os amigos dela e veem crescer a intimidade entre eles. Quando a artista lhe pergunta se ele é casado, o diretor não tem outra opção senão revelar a verdade. Na segunda parte do filme, uma história similar se desenrola. Eles vão nos mesmos lugares, mas algo ali se revela. Classificação indicativa: 12 anos.

Na Praia à Noite Sozinha (Coreia do Sul, 2017, 101') - Trailer
Após ter um relacionamento com um homem casado, a famosa atriz coreana Younghee resolve dar um tempo e viaja para Hamburgo, na Alemanha. Ao retornar à Coreia, reencontra alguns velhos companheiros de trabalho filmando na cidade costeira de Gangneung, onde comem e bebem juntos. Já meio bêbados, Younghee provoca, insulta e irrita os amigos. As conversas entre eles ficam cada vez mais fora de controle. Em seguida, ela se retira para uma praia deserta. Qual é a importância do amor na vida de alguém? Classificação indicativa: 14 anos.

O Dia Depois (Coreia do Sul, 2017, 92') - Trailer
Areum está pronta para o seu primeiro dia de trabalho em uma pequena editora, onde ela precisa lidar com seu chefe Bongwan e sua vida amorosa complicada. Após uma crise no casamento, no entanto, a esposa de Bongwan encontra um bilhete escrito por sua amante e acaba por envolver Areum nesta situação delicada. O filme segue uma temporalidade flutuante e acompanha os desencontros entre esses personagens confusos e solitários. Classificação indicativa: 12 anos.

A Câmera de Claire (França, 2017, 69') - Trailer
Manhee (Kim Min-hee) é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire (Isabelle Huppert) é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados. Classificação indicativa: 12 anos.

A Mulher Que Fugiu (Coreia do Sul, 2020, 77') - Trailer
Enquanto seu marido está em uma viagem de negócios, Gam-hee encontra três de suas amigas fora de Seul. Elas têm uma conversa amigável, mas há correntes diferentes que fluem independentemente uma da outra. Classificação indicativa: 10 anos.

Encontros (Coreia do Sul, 2021, 66') - Trailer
Três histórias interconectadas por apresentações e encontros. Young-ho vai visitar seu pai, um médico, mas este não o recebe, pois está atendendo um ator famoso. A namorada dele, Ju-won, muda-se para Berlim, onde se hospeda na casa de uma pintora. Por fim, o rapaz encontra sua mãe almoçando com o ator, paciente de seu pai. Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim 2021. Classificação indicativa: 12 anos.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes