Cine Metrópolis reabre nesta quinta, 7, com novos sistemas de projeção e áudio

05/04/2022 - 16:45  •  Atualizado 07/04/2022 18:20

Após dois anos realizando uma série de atividades em formato remoto, o Cine Metrópolis reabre suas portas nesta quinta-feira, 7, às 18h10, com a exibição do filme Pequena Mamãe. Em seguida, às 19h50, será apresentado o longa Roda do Destino.

A abertura seguirá os protocolos previstos nos planos de Biossegurança e Contingência da Ufes. A sala funcionará com 50% de sua capacidade, com lotação limitada a 120 lugares. Ao público será exigido uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Para comemorar a reabertura, o Cine Metrópolis estará com uma promoção de meia-entrada no valor de R$ 8 para o público em geral, sendo que estudantes da Ufes têm direito à gratuidade mediante apresentação de carteira estudantil ou comprovante de matrícula, juntamente com documento de identificação. É aceito pagamento em dinheiro ou PIX.

Na ocasião, serão inaugurados os novos sistemas de projeção digital a laser (foto), processador de áudio e tela de projeção. O projetor é um dos mais modernos do Espírito Santo e, entre os cinemas universitários, somente a Universidade de São Paulo (USP) conta com equipamento do mesmo porte. O valor investido é de aproximadamente R$ 640 mil.

“Estimular a produção cultural consta do Estatuto da Universidade e do Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2030, sendo que modernizar e preparar a Universidade para o futuro foi considerado em nosso planejamento. Portanto, temos hoje, em uma universidade pública e federal, um cinema que prioriza a qualidade”, ressalta o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

Além dos filmes, o Cine Metrópolis planeja para o próximo semestre letivo, com início em 18 de abril, a realização de eventos especiais, como mostras, projetos de formação e atendimento a escolas.

O coordenador do Cine Metrópolis, Aníbal José de Souza, afirma que a reabertura do cinema é motivo de grande satisfação, pois “juntamente com o teatro e a galeria de arte, o Cine Metrópolis é um centro de produção e difusão audiovisual de enorme relevância, que se reinventa com a passagem do tempo, sendo um baluarte da cultura”.

“Para a Ufes, retornar às suas atividades de modo presencial e com o Cinema voltando a pleno vapor é muito importante, pois o Metrópolis é um espaço de vivência para os estudantes, para os servidores e para toda a comunidade externa”, reforça Borges.

Programação

O filme Pequena Mamãe (França, 2021, 72’, classificação indicativa 10 anos), dirigido por Céline Sciamma, conta a história de Nelly, uma jovem que acaba de perder a avó e está ajudando seus pais a limpar a casa de infância de sua mãe. Um dia, ela conhece uma garota de sua idade que constrói uma casa na árvore. Elas só precisam de algumas palavras para forjar uma amizade, selada com uma rápida visita à casa de Marion, que, curiosamente, parece muito familiar. O filme será exibido de 7 a 13 de abril, sempre às 18h10.

Roda do Destino (Japão, 2021, 121’, classificação indicativa 16 anos), de Ryûsuke Hamaguchi, conta a história de um triângulo amoroso, narrado em três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar as trajetórias entre suas escolhas e arrependimentos. O longa terá exibição também de 7 a 13 de abril, às 19h50.

Atividade na pandemia

Apesar do espaço físico ter permanecido fechado por mais de dois anos, o Cine Metrópolis continuou a promover atividades de forma remota, como o Metrópolis Reconecta, evento de debates com cineastas e pesquisadores.

Também foi exibido um documentário sobre a atuação de mulheres negras na política, além de edições especiais de comemoração dos 67 anos da Universidade e de uma década da criação do curso de Cinema e Audiovisual.

O Cine Metrópolis localiza-se no campus de Goiabeiras, próximo ao Teatro Universitário, no Centro de Vivência. Para saber mais, acesse o site do Cine Metrópolis.

Texto: Vinícius Fontana