Cine Metrópolis exibe clássico de Fellini com entrada gratuita nesta quarta-feira, 4

03/02/2026 - 17:36  •  Atualizado 03/02/2026 17:51
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena do filme em que o protagonista aparece enrolado em um pano branco fumando um cigarro. Atrás dele, outros homens passam, também enrolados em um tecido branco

Clássico do cinema mundial, o filme Oito e Meio, de Federico Fellini, será exibido no Cine Metrópolis nesta quarta-feira, 4, a partir das 13 horas. A sessão é gratuita e aberta ao público geral.

Parte do projeto de extensão Imagens do Cinema, a sessão contará com uma apresentação prévia da obra e, após a exibição do filme, um debate com a plateia. Haverá emissão de certificados para as pessoas interessadas.

Um dos diretores mais importantes da história do cinema, Fellini apresenta em Oito e Meio a história do cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni). Prestes a rodar sua próxima obra, Anselmi sofre com um bloqueio criativo e uma crise existencial. Pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas para buscar tratamento e inspiração e passa a mergulhar nas suas próprias fantasias.

Lançado em 1963, Oito e Meio ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e de Melhor Figurino (em preto e branco).

Projeto

Coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Fabio Camarneiro, o projeto Imagens do Cinema exibe filmes que marcaram a história do cinema mundial. Ao longo do semestre letivo, outras obras serão exibidas de forma gratuita.

A iniciativa conta com o apoio do Cine Metrópolis, da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult) e do Departamento de Comunicação Social (DepCom) da Universidade.

Categorias relacionadas