Cinco programas de pós-graduação estão com inscrições abertas em março. Confira!

02/03/2023 - 12:21  •  Atualizado 06/03/2023 14:04

A Ufes está com oportunidades abertas neste mês de março para quem deseja ingressar em uma pós-graduação stricto sensu nas áreas de Biologia Vegetal, Educação Física, Gestão Pública, Ciências Farmacêuticas e Ciências Odontológicas. Veja abaixo os prazos de inscrição e os pré-requisitos. Os editais de cada programa também estão anexados no final da matéria.

Ciências Farmacêuticas (mestrado)

Prosseguem até 8 de março as inscrições para a seleção do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Os candidatos deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail processoseletivo.ppgcfar@gmail.com. Serão ofertadas 18 vagas, distribuídas entre os orientadores do Programa.

O público-alvo do processo seletivo são os estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em Farmácia ou em áreas afins.

Contato: processoseletivo.ppgcfar@gmail.com.

Educação Física (doutorado)

Os interessados em se inscrever no processo seletivo para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) têm até 17 de março para enviar a documentação exigida pelo e-mail ppgefufes@gmail.com. Serão ofertadas 23 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa e os orientadores do Programa.

Podem participar da seleção portadores de diplomas ou atestados de conclusão de cursos de mestrado expedidos por programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Contato: ppgefufes@gmail.com.

Gestão Pública (mestrado profissional)

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública oferecerá 32 vagas para servidores da Ufes, de instituições conveniadas e para candidatos do público geral. Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado, entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2023, o Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), com orientação acadêmica ou profissional. Os interessados podem se inscrever até 18 de março, preenchendo o formulário on-line disponibilizado no endereço https://gestaopublica.ufes.br/pt-br/edital-20231.

Serão ofertadas 20 vagas para servidores da Ufes de todos os campi e cinco vagas para candidatos do público geral (ampla concorrência). As demais oportunidades serão distribuídas entre os servidores das seguintes instituições conveniadas ao programa: Instituto Federal do Espírito Santo (2 vagas); Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (2); Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (2); e Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (1).

Contato: ppggp.ufes@gmail.com.

Biologia Vegetal (mestrado e doutorado)

A partir de 3 de março, o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) abrirá inscrições para dez vagas de mestrado e oito de doutorado. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores do Programa. Os interessados deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail informado no edital até as 17 horas do dia 19 de março.

Podem participar do processo seletivo para o curso de mestrado estudantes concluintes e egressos de cursos de graduação plena (bacharelado ou licenciatura). Para a seleção ao curso de doutorado, é necessário ter diploma de mestrado ou estar concluindo o último semestre do curso.

Contato: biologiavegetalufes@gmail.com.

Ciências Odontológicas (mestrado)

Estudantes finalistas e egressos do curso de bacharelado em Odontologia poderão se candidatar a dez vagas de mestrado ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO). As inscrições serão recebidas de 13 de março a 18 de abril pelos e-mails informados no edital.

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: Etiopatogênese das doenças da boca (4 vagas); Métodos de diagnóstico e tratamento das alterações odontológicas (4); e Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico (2).

Contato: pos.cienciasodontologicas@ufes.br, com cópia para mestradoufesodonto@gmail.com.

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa