Centro de estudos sobre álcool e outras drogas realiza encontro do XXI Ciclo de Debates

06/10/2021 - 18:12  •  Atualizado 08/10/2021 15:22

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas: Interconexões (CEPADi) da Ufes está realizando o XXI Ciclo de debates: saúde mental, drogas e atenção integral à saúde. O evento será realizado em formato virtual nos meses de outubro e novembro, às sextas-feiras, das 13 horas às 14h30, em parceria com o Serviço de Telessaúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) e com o apoio dos programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e em Saúde Coletiva (PPGSC) da Ufes.

Nesta sexta-feira, 8 de outubro, o ciclo de debates abordará o tema Outros caminhos são possíveis: programa corra pro abraço - uma ação pública de redução de riscos e danos, com palestra da doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Emanuelle Silva.

Todos os encontros, dirigidos a estudantes e profissionais que tenham interesse na temática do evento, são abertos e não precisam de inscrição prévia para a participação. A transmissão será feita por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/telessaude-hucam-ufes.

O CEPADi-Ufes existe desde 1996 e surgiu com a missão de prestar assessoria e planejamento em dependência química. Trata-se de um centro interdisciplinar, que reúne docentes e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

“O evento é realizado com o objetivo de promover discussões na área de saúde mental, drogas e atenção integral”, afirma o coordenador do Centro e professor do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Marcos Ferreira.

Conheça a programação do Ciclo de Debates:

OUTUBRO

08/10/2021
Tema: Outros caminhos são possíveis: programa corra pro abraço - uma ação pública de redução de riscos e danos – Emanuelle Silva, doutoranda em Saúde Coletiva (UFBA)

15/10/2021
Tema: Saúde mental e drogas na Colômbia – Karla Mayerling Paz Ledesma, enfermeira colombiana, mestranda em Saúde Coletiva (Ufes)

22/10/2021
Tema: Interprofissionalidade em saúde mental coletiva – Leandro Barbosa de Pinho, chefe do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da UFRGS

29/10/2021
Tema: Assistência da mulher em CAPS AD e prevenção de síndrome alcoólica fetal – Natália Priolli Jora, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP).

NOVEMBRO

5/11/2021
Tema: Terapia comunitária integrativa e saúde mental de escolares Maria Doralice Gomes, psicóloga da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

12/11/2021