CEI Criarte participa de webinário internacional sobre educação

16/11/2020 - 12:07  •  Atualizado 17/11/2020 17:27

Educação infantil e questões étnico-raciais: um diálogo necessário foi o tema escolhido pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte para ser discutido na 12ª edição do webinário internacional Percorrendo o Brasil: desafios e potencialidades nos itinerários da educação das infâncias nas Ifes.

A escola, localizada no campus de Goiabeiras da Ufes, será anfitriã do evento virtual nesta terça-feira, dia 17, com transmissão ao vivo, entre as 9 e as 11 horas, pelo canal no YouTube da Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (ANUUFEI), organizadora do evento. Após a participação no encontro, os interessados em receber certificado devem preencher o formulário disponível em https://cutt.ly/ngCQVO6. Os documentos serão enviados por e-mail, em dezembro.

A pedagoga do CEI Criarte Nádia Braga será a mediadora do debate, que contará com a participação das professoras Janaína Antunes e Larissa Rodrigues, representando a unidade, e da escritora e multiartista Kiusan de Oliveira, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Ufes).

Durante o webinário, será apresentada a escola e as ações desenvolvidas, além de ser realizado o bate-papo entre as profissionais com a temática definida pelo Centro Educacional.

Diretrizes

A ANUUFEI é uma organização que reúne as unidades de educação básica das universidades federais do Brasil, buscando estabelecer as diretrizes institucionais a serem observadas na organização dos projetos político-pedagógicos desses espaços. As ações desenvolvidas pela associação têm amparo no tripé ensino, pesquisa e extensão, que sustenta as universidades.

O CEI Criarte é umas das dez escolas de educação infantil vinculadas à associação, da qual também participam as unidades das universidades federais de Santa Maria (UFSM), Alagoas (Ufal), Ceará (UFC), São Paulo (Unifesp), São Carlos (UFSCar), Campina Grande (UFCG), Bahia (UFBA), Viçosa (UFV) e Lavras (Ufla).

O webinário foi idealizado pela presidente da associação, Viviane Cancian, diretora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da UFSM. A cada semana, sempre nos mesmos dia e horário, uma unidade é responsável pela organização do encontro. “O evento foi pensado para promover a aproximação entre os profissionais da educação durante a pandemia do novo coronavírus e o consequente trabalho remoto”, explica a pedagoga do CEI Criarte Flávia Sperandio, que faz parte da comissão organizadora local.

A abertura do evento aconteceu no dia 25 de agosto, contando com a participação dos professores João Formosinho e Júlia Formosinho, da Universidade Católica Portuguesa. O webinário termina no dia 17 de dezembro.

Texto: Adriana Damasceno