Carro autônomo realiza "Volta da Ufes" em Goiabeiras

O projeto do carro autônomo da Ufes alcançou um dos seus principais objetivos: dar uma volta completa no campus de Goiabeiras, batizada de “Volta da Ufes”. Por volta da meia-noite, no último dia 30, o carro percorreu os 3,8 Km do anel viário que circunda o campus sem nenhuma interferência humana. Foi o maior trajeto já percorrido. O próximo passo é chegar até Guarapari.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alberto Ferreira, várias tentativas já haviam sido feitas, mas em todas elas foi necessária alguma intervenção humana. “O carro demorou cerca de 11 minutos para fazer o trajeto a uma velocidade de 20 km/h, sendo que a velocidade máxima que podemos alcançar é de 36 km/h. A velocidade está relacionada ao tempo necessário para atualizar os dados coletados pelos sensores”, explica.

O carro autônomo foi batizado pelos pesquisadores de Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile).

Etapas

A primeira etapa do projeto teve início em dezembro de 2009, termina esse mês e contou com um financiamento de R$ 800 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A segunda fase conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 200 mil, e vai até dezembro de 2015.

“Nesta segunda etapa está prevista a ida a Guarapari. Temos até o ano que vem para isso, mas pretendemos alcançar esse objetivo já em setembro deste ano. Para isso, primeiro o carro precisa alcançar 60 km/h e reconhecer outras entidades móveis e autônomas, como carros e pessoas. Também precisam os registrar e regularizar o carro junto ao Detran”, argumenta Ferreira.

O projeto do carro autônomo é desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) e tem como principal objetivo desenvolver modelos matemáticos e computacionais que simulem a visão humana.

Em abril de 2013 foi instituída uma comissão que estabeleceu normas rígidas de segurança para a utilização do carro como, por exemplo, a presença de um motorista de segurança em qualquer situação de utilização do veículo.

A “Volta da Ufes” foi filmada pelos pesquisadores e pode ser vista no endereço eletrônico http://youtu.be/zE7np6tgCHc.

 

Por Hélio Marchioni

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.