Capes estende prazo de inscrição para concorrer a vagas em programa de doutorado nos EUA

10/03/2020 - 17:32  •  Atualizado 10/03/2020 17:32

Os pesquisadores interessados em se inscrever para o Programa Capes-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA têm até o dia 31 de março, às 17 horas, para apresentar a documentação on-line. O prazo foi estendido conforme a alteração do Edital nº 8/2020 publicada pela Capes nesta semana. O formulário para os candidatos está disponível na página do programa.

Serão concedidas até vinte bolsas distribuídas em oito grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. Só podem se candidatar brasileiros formados em curso superior, mas que ainda não tenham nenhum título de doutor. Também é necessário proficiência em língua inglesa, além de atender outros critérios previstos no edital.

Cada bolsista será apoiado pela Capes com até US$ 55 mil por ano. A Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e acompanhamento dos selecionados durante a vigência da bolsa.

Procedimentos

Na primeira fase, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição on-line e enviar a documentação obrigatória. As candidaturas vão passar por análises técnica e de mérito, realizadas pela Capes, e posterior entrevistas. Após a pré-seleção no Brasil, os candidatos terão prazo para preencher a inscrição pelo sistema on-line da Fulbright e enviar as traduções oficiais. Daí tem início o processo de identificação e seleção pelas universidades dos EUA.

A divulgação dos resultados finais de admissão nas universidades estadunidenses ocorrerá até 15 de abril de 2021. O início das atividades para os bolsistas está previsto para agosto do ano que vem.

Texto: Sueli de Freitas