Campus de São Mateus sedia Simpósio do Produtor de Conilon nesta quinta, 15

13/12/2022 - 17:24  •  Atualizado 15/12/2022 11:57

O campus da Ufes em São Mateus sedia nesta quinta-feira, 15, o 11º Simpósio do Produtor de Conilon, que neste ano abordará o tema Tecnologias na produção e na qualidade. O evento será realizado no auditório central do campus, das 8h10 às 16h30 (veja abaixo a programação completa).

Para participar, os interessados devem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas a 550 pessoas. No dia do Simpósio, o participante deve levar dois quilos de alimento não perecível, a serem doados a projetos sociais desenvolvidos no município de São Mateus.

Todos os inscritos terão direito a um livro sobre a 11ª edição do Simpósio. Além disso, os primeiros 300 inscritos receberão um outro livro de edições anteriores. Haverá, ainda, emissão de certificado de participação para estudantes (de graduação e pós-graduação) e servidores técnicos.

Temas

Realizado desde 2012, o Simpósio atrai cafeicultores, estudantes, pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos do segmento, além de apreciadores de café. Dentre os temas programados para este ano, destacam-se a utilização de drones no cultivo, a diversidade genética em cafeeiros, o mercado da bebida e a experiência de cafeicultores de sucesso.

A 11ª edição do Simpósio do Produtor de Conilon marca o retorno do evento ao modo presencial, já que, devido à pandemia de covid-19, em 2020 e 2021, ele ocorreu de forma remota. O Simpósio é realizado pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Ufes, em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro), ambos sediados no campus de São Mateus.

Confira a programação completa:

8h10-8h30 – Café com prosa

8h30-9h – Abertura

9h-9h40 – Fusariose: medidas de controle, com o professor da Ufes Willian Bucker Moraes

9h40-10h20 – Aplicação via drone, com o professor da Ufes Samuel de Assis Silva

10h20-10h50 – Diversidade genética e clones da Ufes, com o professor da Ufes Fábio Luiz Partelli

10h50-11h10 – Homenagem a cafeicultores: André Covre (Itabela-BA), Elair Caldeira Barbosa (Vila Valério-ES) e Juan Travain (Cacoal-RO).

11h10-11h50 – Debate com o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Welington Marré e com o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Anderson Mathias Holtz

11h50-13h20 – Almoço

13h20-14h50 – Produção de Café de Qualidade: Teoria e Prática, com o cafeicultor Gustavo Martins Sturm

14h50-15h20 – Mercado de café de Qualidade, com o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Márcio Candido Ferreira