Campus de São Mateus realiza workshop sobre prevenção ao suicídio nesta quinta, 28

26/09/2023 - 11:34  •  Atualizado 28/09/2023 11:48

O projeto de extensão Setembro Amarelo: saber e agir, vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde (DCS) do campus de São Mateus, promove nesta quinta-feira, 28, o I Workshop Prevenção ao suicídio: conscientizar é preciso!. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e terá início às 13 horas, no auditório da Biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no dia do evento. Haverá emissão de certificado para os participantes.

A realização desse primeiro encontro tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de discutir o tema e promover a reflexão e a construção coletiva de abordagens preventivas ao suicídio.

“O suicídio é uma triste realidade que afeta o mundo inteiro e acarreta grandes prejuízos à sociedade. Apesar da relevância do tema, ainda existe uma barreira expressiva para abordar o problema. Todos nós devemos buscar conhecimento sobre o assunto e agir ativamente na conscientização sobre a importância que a vida possui, para assim podermos ajudar na prevenção do suicídio”, complementa a professora do DCS e organizadora do evento, Rafaela Loureiro.

Ela reforça ainda a necessidade de discorrer sobre essa temática para que pessoas em situações difíceis e que estejam em crise optem por buscar ajuda. Para ela, o evento representa um compromisso para chamar a atenção para a prevenção do suicídio e se configura como ação fundamental para fortalecer as políticas públicas de saúde.

workshop contará com a participação dos professores do DCS Wilson Denadai e Jefferson Hemerly, e do psicólogo Tullio Brotto, da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas), que ministrarão palestras sobre a origem contemporânea das tensões psíquicas, manejo e aparelhos de cuidados, intervenção em arteterapia e rodas de conversas para prevenção do suicídio.

Confira a programação:

13h - Abertura oficial

13h15 -  Ação Setembro Amarelo: saber e agir

13h40 -  Palestra: Origem contemporânea das tensões psíquicas

14h - Palestra: Manejo e aparelhos de cuidados

14h40 - Coffee break

15h - Palestra: Breve discussão da psicologia profunda

15h15 - Palestra: Uma intervenção em arteterapia para prevenção do suicídio

16h - Roda de conversa: discussão dos produtos obtidos na intervenção

16h30 - Encerramento

Texto: Thaisa Mascarenhas (bolsista em projeto de Comunicação)